MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Tráfico e consumo de drogas aumentam no Paraná 

Dados da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) apontam que os índices de tráfico e consumo de drogas aumentaram neste primeiro semestre. De acordo com o relatório divulgado pela Sesp, ocorrências de tráfico cresceram 13,81%

Da Redação

·
Para a Sesp, com mais policiais e viaturas nas ruas aumentaram as ocorrências. Foto: Assessoria
Icone Camera Foto por Reprodução
Para a Sesp, com mais policiais e viaturas nas ruas aumentaram as ocorrências. Foto: Assessoria
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.08.2017, 09:14:00 Editado em 12.08.2017, 20:13:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dados da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) apontam que os índices de tráfico e consumo de drogas aumentaram neste primeiro semestre. De acordo com o relatório divulgado pela Sesp, ocorrências de tráfico cresceram 13,81% enquanto as de uso aumentaram 16%. 

continua após publicidade

Na avaliação da secretaria, o aumento tem relação com a efetividade do combate ao crime. Com mais policiais e viaturas nas ruas, aumentaram também os boletins de ocorrência relacionados a esses crimes. 

Os dados constam no mais recente relatório criminal divulgado pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária. Elaborado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Pasta, o documento pode ser conferido na íntegra, clicando aqui.

continua após publicidade

Em contrapartida, outros índices apresentaram caíram. O freio na violência atingiu tanto os crimes patrimoniais – foco após o avanço registrado em todo o país – como os crimes contra a pessoa, mantendo o histórico recente de declínio. Em relação especificamente aos roubos, crimes nos quais há a utilização de violência para subtrair pertences da vítima, houve queda de 4%, passando de 42.792 registros para 41.154 em todo o Estado. Os dados se referem aos primeiros seis meses do ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

“Num momento em que o País passa por uma grave crise, com alto índice de desemprego, e os crimes patrimoniais sendo uma verdadeira epidemia no País inteiro, o Paraná está na contramão, com um decréscimo na quantidade de crimes”, avalia o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.

“Fazemos esforços constantes, agregando diversos fatores, como meios, recursos, análise criminal, compra de viaturas, contratação de policiais, locação de recursos em setores específicos e operações específicas em setores de receptação”, acrescenta o secretário.

continua após publicidade

A queda mais expressiva foi verificada nos roubos cometidos contra comércios em todo o Estado: -20,35%. Da mesma forma, reduziu o índice de roubos registrados especificamente em residências: -1,2%.

Naqueles crimes sem o uso da violência – furtos – a redução foi de 1,24%. “Depois de um ano de 2016 atípico, no qual o Brasil todo sofreu com aumento nos crimes patrimoniais, por conta da crise financeira e econômica, estamos agora em um novo momento, obtendo reduções importantes para inverter a tendência”, diz o secretário. 

Das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) nas quais o Paraná é dividido para fins administrativos, 13 apresentaram redução no índice de roubo. A queda chegou a 22% na região de Telêmaco Borba, a 22% na de Jacarezinho e a 20% na de Cascavel.

continua após publicidade

Em Curitiba, a queda no índice foi de 10%. A capital também teve outras reduções importantes nos furtos (-3%); furtos de veículos (-4%); roubos de veículos (-17%); furtos a residência (-12%); roubos a residência (-19%); furtos a comércio (-11%) e roubos a comércio (-21%).

Queda geral
No somatório, todos os crimes contra a pessoa e contra o patrimônio sofreram queda no Paraná nos primeiros seis meses do ano. Houve redução de 3% (3.161 ocorrências a menos) nos crimes cometidos contra a pessoa, entre os quais estão aqueles registros criminais cometidos contra a vida, lesões corporais e crimes conta a honra. Já nos crimes contra o patrimônio, que englobam furtos e roubos, por exemplo, a diminuição no índice foi de 2%.

continua após publicidade

"Destaco que o empenho pessoal dos policiais civis que intensificaram as operações policiais, aliados a atuações conjuntas com a Polícia Militar que também têm intensificado o policiamento preventivo, somado aos fortes e recentes investimentos feitos pelo Governo do Estado na área de segurança, contribuiu para os números favoráveis que se apresentam", afirma o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Reis.

Veículos
Enquanto houve aumento de 2,4% nos roubos de veículos no Paraná, o número de furtos caiu 4%. No mesmo período, a recuperação de veículos cresceu 5,4%. 

A região de Telêmaco Borba foi a que apresentou a maior redução nos roubos de veículos (-31%), seguida pelas regiões de Francisco Beltrão (-27%) e de Cascavel (-26%).

continua após publicidade

1º semestre 2017

Ocorrências sobre tráfico de drogas
aumento de 13,81%


Ocorrências de uso de drogas para consumo pessoal
aumento de 16,03%

continua após publicidade

Crimes contra a pessoa
redução de -2,62%

Crimes contra o patrimônio
redução de -1,76%

continua após publicidade

Furto
redução de -1,24%

Roubo 
redução de -3,83%

Furto de veículos
redução de -3,76%

Recuperação de veículos
aumento de 5,39%


Furto em ambiente público

redução de -1,30%

Roubo em ambiente residência
redução de -1,20%

Furto ambiente comércio
redução de -6,24%

Roubo ambiente comércio
redução de -20,35%

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Tráfico e consumo de drogas aumentam no Paraná "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!