Cotidiano

Low carb: prós e contras da dieta que caiu no gosto das pessoas 

.

Cheesecake Low Carb. Foto: reprodução
Cheesecake Low Carb. Foto: reprodução

É comum ouvir as pessoas falarem que vão diminuir os carboidratos e que essa restrição pode ser chave para o sucesso no emagrecimento. A dieta low carb, no entanto, não é tão simples assim e alguns pontos devem ser esclarecidos para que a escolha da dieta não prejudique a saúde de quem está fazendo.

A nutricionista Thaysa Sotti, de Apucarana, explica que reduzir a ingestão de carboidratos na alimentação não significa zerar o consumo, como muito se é propagado hoje em dia. “Não existem “alimentos low carb” ou que “podem ou não podem”. Tudo é extremamente individual e não cabe em regras simples”.

Definida por um consumo diário menor que 130g de carboidratos ou até 45% das calorias diárias, segundo Thaysa a dieta é uma estratégia interessante para vários casos, vem sendo estudada e utilizada desde o século XV, primeiramente no tratamento de obesidade.

Para a nutricionista é importante lembrar que a low carb não é a dieta da proteína, dieta paleo, entre outras, e sim significa comer baixo carboidrato, em outras palavras, simplificando, não basear a alimentação em pães, bolachas, torradas e sim em vegetais (verduras e legumes), azeite de oliva, oleaginosos e gordura natural dos alimentos (carnes, ovos).

“Muito cuidado com as desvantagens dessas dietas”, alerta Thaysa, que diz que ao evitar o carboidrato, o corpo entra em um estado chamado cetose, ou seja, quando acaba a gordura consumida e o organismo passa a usar a gordura corporal como combustível. Esse estado leva a alterações neurológicas, causando irritação, ansiedade, alterações intestinais e mal-estar. Na falta de carboidrato, o corpo acumula muitas substâncias tóxicas e altera o intestino. Por isso procure sempre um profissional capacitado para melhor te orientar”.


Receita:
Cheesecake Low Carb 

Ingredientes

Massa

1 xícara de farinha de amêndoas

2 colheres de óleo de coco 1 ovo batido com garfo

Canela

Adoçante a gosto

1 colher de sobremesa de fermento químico em pó

Recheio

2 potes de cream cheese tradicional de 150 gramas

3 ovos

Suco de 1 limão siciliano (pode ser o Tahiti também)

Adoçante a gosto

Passo a Passo:

1) Em uma tigela, misture bem a farinha de amêndoas, o óleo de coco, o ovo batido, a canela e o adoçante. Se necessário adicione mais óleo de coco.

2) Disponha a massa em um refratário e asse no forno a 180 graus por 25 minutos.

Para o recheio, bata o cream cheese com os ovos e o suco de limão.

3) Despeje o recheio sobre a massa, polvilhe com raspas de limão (cuidado para não raspar a parte branca que é amarga) e leve ao forno por mais 25 minutos.

4) Deixe na geladeira por no mínimo 2 horas antes de servir.