MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Trigo tem perdas gravadas pela seca prolongada no Paraná

As lavouras de trigo do Paraná, maior produtor brasileiro de trigo, são castigadas por uma seca prolongada e isso está aumentando os prejuízos para a safra, já prejudicada pelas geadas, divulgaram na quarta-feira (9) fontes do Departamento de Economia Rur

Da Redação

·
Problemas climáticos não tiveram um efeito significativo nas cotações do preço do trigo - Foto: Reprodução
Icone Camera Foto por Reprodução
Problemas climáticos não tiveram um efeito significativo nas cotações do preço do trigo - Foto: Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.08.2017, 05:57:00 Editado em 11.08.2017, 06:53:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As lavouras de trigo do Paraná, maior produtor brasileiro de trigo, são castigadas por uma seca prolongada e isso está aumentando os prejuízos para a safra, já prejudicada pelas geadas, divulgaram na quarta-feira (9) fontes do Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria de Estado da Agricultura (Seab). 

continua após publicidade

A previsão do Deral era de uma produção de 2,820 milhões de toneladas de trigo, um volume já abaixo das 3,068 milhões projetadas inicialmente.  Agrônomos pontuam que após um excesso de chuvas em junho, que prejudicou o avanço da semeadura especialmente no Sudoeste do Paraná, o tempo secou, afetando o potencial das lavouras. O trigo plantado no Paraná já registra perdas de mais de 6%. 

O Estado já colheria uma safra inferior mesmo em condições normais, pois a área foi reduzida em aproximadamente 13% em 2016, para 956 mil hectares.

continua após publicidade

Cotações de preços
Para analistas do mercado agrícola, os preços continuam sendo uma preocupação para os produtores, pois os problemas climáticos não tiveram um efeito significativo nas cotações, que continuam abaixo do custo variável de produção. 

Mesmo as projeções de uma safra mundial mais limitada que a do ano anterior não afetaram os preços internamente até este momento, pois o trigo nacional acompanha as cotações argentinas mais do que as cotações americanas. No país vizinho os valores do trigo estão, atualmente, abaixo dos praticados no mesmo período do ano anterior, conforme especialistas em comércio exterior.

Com informações da Seab/Deral

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Trigo tem perdas gravadas pela seca prolongada no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!