Mais lidas
Ver todos

    Cotidiano

    NASA equipa aviões WB-57F para perseguir sombra durante eclipse solar; veja vídeo 

    Imagem: Reprodução/Nasa/Youtube
    Foto por
    Escrito por DA REDAÇÃO
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    Para a maioria dos telespectadores, o eclipse solar total de 21 de agosto de 2017 durará menos de dois minutos e meio. Mas para uma equipe de cientistas financiados pela NASA, o eclipse vai durar mais de sete minutos. O segredo? Eles vão seguir a sombra da Lua em dois aviões adaptados WB-57F. 

    Amir Caspi, do Southwest Research Institute, em Boulder, Colorado, e sua equipe usarão dois dos jatos de pesquisa da NASA WB-57F para perseguir a escuridão em toda a América em 21 de agosto. As observações serão feitas a partir de dois telescópios gêmeos montados no nariz dos aviões.

    "Estender o tempo de observação e ir a uma altitude muito alta pode nos permitir ver alguns eventos ou rastrear ondas que seriam essencialmente invisíveis em apenas dois minutos de observações do solo", diz Dan Seaton, pesquisador da Universidade do Colorado.

    Oportunidade rara
    O eclipse solar total proporciona uma oportunidade rara para os cientistas estudarem o Sol, em particular sua atmosfera. Como a Lua cobre completamente o Sol e bloqueia perfeitamente a luz durante um eclipse, a coroa tipicamente fraca é facilmente vista contra o céu escuro. 

    11 projetos
    A NASA está financiando 11 projetos de ciência em toda a América para que os cientistas aproveitem o evento astronômico único para aprender mais sobre o Sol e seus efeitos na atmosfera superior da Terra.

    As informações são do portal da Nasa

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    A luta das mulheres por direitos no Brasil, com Aline Rocha e Gabriela Sacchelli

    Deixe seu comentário sobre: "NASA equipa aviões WB-57F para perseguir sombra durante eclipse solar; veja vídeo "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.