MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Nasa descobre estratosfera em exoplaneta

Astrônomos da Nasa descobriram a evidência mais forte até o momento da presença de uma estratosfera no exoplaneta WASP-121b, que fica fora do nosso sistema solar. Estratosfera é uma camada atmosférica onde a temperatura aumenta com a altitude, e é comum e

Da Redação

·
Concepção artística da Nasa mostra o WASP-121b, que apresenta a melhor evidência de uma estratosfera em exoplaneta. Crédito: Engine House VFX, At-Bristol Science Center, Universidade de Exeter
Icone Camera Foto por Reprodução
Concepção artística da Nasa mostra o WASP-121b, que apresenta a melhor evidência de uma estratosfera em exoplaneta. Crédito: Engine House VFX, At-Bristol Science Center, Universidade de Exeter
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.08.2017, 12:10:00 Editado em 03.08.2017, 23:58:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Astrônomos da Nasa descobriram a evidência mais forte até o momento da presença de uma estratosfera no exoplaneta WASP-121b, que fica fora do nosso sistema solar. Estratosfera é uma camada atmosférica onde a temperatura aumenta com a altitude, e é comum em planetas no nosso Sistema Solar.  A atmosfera dos exoplanetas pode contar a história sobre o corpo celeste, além de dar pistas sobre o tipo de planeta, sua constituição, entre outras coisas.

continua após publicidade

A descoberta foi feita pelos cientistas usando o Telescópio Espacial Hubble. Embora o Hubble não seja a principal ferramenta usada na descoberta de exoplanetas, o equipamento por enquanto ainda continua sendo utilizado no estudo da atmosfera de tais corpos celestes. O resultado da pesquisa foi publicado na última edição da revista Nature.

Júpiter quente
O Wasp-121b é um Júpiter Quente, que tem 1.2 vezes a massa de Júpiter e 1.9 vezes o raio do gigante Gasoso do Sistema Solar. Ele leva 1.3 dias para dar uma volta ao redor da sua estrela e está localizado a cerca de 900 anos-luz de distância da Terra.

continua após publicidade

O estudo da estratosfera do planeta foi feito analisando como diferentes moléculas reagem a comprimentos de ondas particular, usando assim as excelentes capacidades de espectroscopia do Hubble.

Vapor d'água
 Os cientistas chegaram à conclusão da presença da estratosfera após a confirmação da presença de vapor d'água. A emissão de luz das moléculas de água indicam que a temperatura está aumentando com a altitude, e se isso acontece, quer dizer que o exoplaneta possui uma estratosfera.

No Sistema Solar, a estratosfera existe na Terra, onde o ozônio é responsável por aumentar a temperatura, e em Júpiter, Saturno e Titã, onde o metano faz esse papel.

continua após publicidade

A mudança de temperatura dentro da estratosfera no Sistema Solar é de cerca de 56 graus Celsius; já no Wasp-121b, a alteração de temperatura é de 560 graus Celsius.

Questões intrigantes
A grande descoberta suscita mais uma vez questões intrigantes. Nesse caso, a principal delas, é: qual os componentes químicos responsáveis por esse aumento de temperatura? 

Os pesquisadores apostam no óxido de titânio e em outros elementos que necessitam de alta temperatura para se manterem em estado gasoso. Mas os pesquisadores aguardam pela entrada em funcionamento do telescópio James Webb para encontrar a resposta definitiva para essa pergunta.

As informações são do portal da Nasa

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Nasa descobre estratosfera em exoplaneta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!