Cotidiano

NASA divulga vídeo de mancha escura atravessando a Terra

Da Redação ·
Foto: Pixabay/imagem ilustrativa
Foto: Pixabay/imagem ilustrativa

Um vídeo de apenas cinco segundos publicado pela agência aeroespacial norte-americana (NASA) mostra quando uma câmera de alta precisão captou a passagem da Lua sobre a Terra em pleno eclipse solar. É assim que se vê a Terra do espaço nesse momento: com uma enorme mancha escura percorrendo a superfície à medida que a Lua continua seu caminho. A sombra lunar se desloca pela superfície terrestre a uma velocidade de 2.000 quilômetros por hora, de acordo com a NASA.

continua após publicidade

Somente aqueles que observam o fenômeno perto da mancha escura podem ver um eclipse solar total, isto é, o instante em que a Lua se interpõe diretamente entre o Sol e a Terra.

A gravação capturou todas as luzes que percorrem o Planeta Azul durante o dia. "O Sol se levanta à direita e se põe à esquerda, iluminando assim a metade da Terra que está justamente por baixo. O reflexo do Sol se pode ver a medida que se desloca da direita à esquerda", detalhou um astrônomo da NASA.

continua após publicidade

Fenômeno só poderá ser visto novamente em 2034
O vídeo, gravado durante o eclipse solar de 8 de março de 2016 a uma distância de 35.00 quilômetros da Terra, foi feito pelo satélite japonês Himawari-8 em órbita geoestacionária, de maneira perpendicular à Terra, do lado do oceano Pacífico. Tal fenômeno só poderá ser observado novamente em 2034.