Cotidiano

Vídeo feito por astrônomo mostra raro fenômeno espacial

Da Redação ·
Imagem: CC BY 2.0/Eflon/Rain
Imagem: CC BY 2.0/Eflon/Rain

Um raro fenômeno espacial chamado espectro vermelho foi gravado em vídeo pelo astrônomo amador David Finlay, de Nova Gales do Sul, na Austrália. O próprio Finlay o definiu como "relâmpago ao contrário", porque são apontados para o espaço e não para a Terra. 

continua após publicidade

Segundo a imprensa australiana, as descargas luminosas jamais foram registradas a partir da Terra com tanta frequência. Especialistas consultados por Finlay garantem que "nunca viram nada parecido".

Mais de 30 em duas horas de observação
O astrônomo observou mais de 30 raios vermelhos em apenas duas horas. "Não podia acreditar. Eu pensei que teria a sorte de capturar um ou dois, o que teria sido fantástico, mas continuaram aparecendo", surpreendeu-se Finlay

continua após publicidade

De acordo com ele, pode se tratar da primeira vez em que espectros vermelhos"tenham sido capturados em vídeo na Austrália, e acho que ninguém mais registou tantos [raios] de uma só vez".

Os Sprites - conhecidos como eventos luminosos transitórios - são causados por uma descarga elétrica durante as tempestades, mas em vez de descer para o chão, como normalmente acontecem com os relâmpagos, eles viajam para o espaço - ganhando o apelido de "raio invertido".