Mais lidas
Cotidiano

Mitos tecnológicos que muita gente talvez ainda acredite

.

O número de acessos móveis à internet no país ultrapassou a marca de 200 milhões. Foto: Pixabay
O número de acessos móveis à internet no país ultrapassou a marca de 200 milhões. Foto: Pixabay

Graças aos avanços tecnológicos podemos contar com conforto e diversas facilidades que provavelmente jamais imaginaríamos um dia ter. Junto com essas inovações, costumeiramente surgem informações acerca de males a nossa saúde com o uso de determinado aparelho ou tecnologia.

Será que isso realmente é verdade? Levantamos alguns mitos comuns e desmistificamos eles para você.

Usar o celular no posto de gasolina é perigoso

Ainda é comum ver em postos no Brasil uma plaquinha proibindo o uso de celular por aparentemente o aparelho ser perigoso, principalmente perto das bombas de gasolina.

Até hoje não foi comprovado o suposto maleficio ou risco de se usar o celular em postos de combustíveis. A Universidade de Kent, na Inglaterra, revelou em estudo que smartphones não causam nenhum perigo em postos, além de uma provável distração de quem usa.

Falar muito no celular pode causar câncer

Não há nenhuma comprovação cientifica em relação ao uso intenso de celular com surgimentos de tumores e/ou cânceres. Os celulares emitem sim radiação eletromagnética, que é absorvida pelos tecidos humanos.

Porém essa radiação é de baixa intensidade, não causando malefícios como câncer ao ser humano.

Navegar em modo anônimo te torna invisível

Se você acredita nisso, saiba que isso é um mito. Resumidamente a navegação anônima irá impedir que seu broswer grave seu histórico, importe seus favoritos ou faça login automático em algum site que você tenha conta.

Isso quer dizer que a navegação anônima deixa seu histórico escondido, mas o seu endereço de IP sempre será identificado pelos sites acessados por sua máquina.

Quanto mais megapixel na câmera, melhor ela é

Esse mito se tornou quase que uma verdade para muitos. As empresas costumam divulgar a quantidade de megapixels como vantagem ou melhoria no aparelho. Necessariamente isso não é algo bom, em algumas situações pode até ser prejudicial a qualidade da imagem.

Quanto mais megapixels, menor a quantidade de luz captada, podendo degradar uma foto feita em um local com pouca iluminação.

Recarregar o celular antes de zerar a bateria faz com que ela fique viciada

Será mesmo? Antigamente isso era verídico, pois as baterias eram feitas de níquel-cádmio e sofriam de efeito memória – uma espécie de lembrança do ponto onde a recarga começou no ciclo.

As baterias de hoje são feitas de lítio-íon e não sofrem do efeito memória. Não há mais necessidade de deixar seu aparelho descarregar completamente.

Limpar a lixeira do computador exclui o arquivo para sempre

Outro mito tido como verdade. Apesar de aparentar ter sido apagado, o arquivo somente deixa de ser visível para o sistema operacional. As informações continuam dentro do HD, tanto que existem programas e empresas que recuperam esses arquivos.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber