Cotidiano

Asteroide do tamanho de campo de futebol passará próximo da Terra

Da Redação ·
 Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Um asteroide com diâmetro entre 40 e 90 metros de diâmetro passará relativamente próximo da Terra na noite deste domingo (23), segundo dados do programa de Objetos Próximos da Terra, integrado ao Laboratório de Propulsão a Reação da NASA.

continua após publicidade

Denominado de 2017 BS5, o asteroide foi descoberto em janeiro pelo observatório de Haleakala do Havaí e voa a velocidade de 5,8 km por segundo. O objeto se aproximará a uma distância de 1,9 milhões de km da Terra, equivalente a 3,2 distâncias lunares, conforme o portal Daily Star.

A passagem deste corpo celeste não deverá representar nenhum risco e será o primeiro de várias aproximações de objetos semelhantes que já se produziram ao longo do ano.

continua após publicidade

O cientista da NASA Ron Baalke divulgou em maio uma lista de vários asteroides conhecidos que se aproximaram da Terra a menos de 5 luas de distância.

Entre tais corpos celestes se destaca o 2012 TC4 que passará por nosso planeta em 12 de outubro. Estima-se que o tamanho de seu diâmetro pode variar de 12 a 40 metros e alguns astrônomos asseguram que a probabilidade de um choque contra a Terra é bastante alta, já que voará somente a 0,23 distâncias lunares.

Plano de proteção
A NASA anunciou no início de julho um plano para desviar asteroides e proteger a Terra, usando a técnica de impacto cinético". O objetivo é, pela primeira vez na história, alterar a trajetória de um asteroide.