Cotidiano

Hubble faz novas imagens da 'lua maldita' de Marte; veja vídeo 

Da Redação ·
Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa
Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa

O observatório orbital Hubble fez casualmente uma série de fotos de alta resolução de Fobos, uma das luas de Marte. O portal do Hubbledetalhou que os especialistas da NASA usaram estas fotos para criar um vídeo de câmara-rápida.

continua após publicidade

Hoje dois satélites naturais orbitam em torno de Marte, Fobos e Deimos, que têm uma forma assimétrica e um diâmetro de 22 e 12 km respectivamente. Alguns astrônomos acreditam hoje que estes satélites são asteroides atraídos pela gravitação do Planeta Vermelho.

Curiosamente, Fobos está se aproximando de Marte. Dentro de 20-40 bilhões de anos tal corpo celeste será destruído e se transformará em um grande anel de poeira. Mas Deimos, ao contrário, está se afastando de Marte e no futuro remoto poderá "fugir" do Planeta Vermelho.

continua após publicidade
Hubble faz novas imagens da 'lua maldita' de Marte; veja vídeo  fonte: Reprodução

Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa

Surgimento
Para desvendar o enigma do surgimento destas luas, a União Soviética lançou missões como Fobos-1, Fobos-2 e Fobos-Grunt, mas as sondas não conseguiram alcançar o destino, deixando de funcionar perto de Fobos em circunstâncias misteriosas, conforme a Agência de Notícias Sputnik.

Colisão por um triz
A fama de "lua maldita" de Fobos foi também reforçada recentemente pela sonda norte-americana MAVEN, que evitou por um triz a colisão com a lua do Planeta Vermelho. Atualmente o Hubble está a grande distância de Fobos e isso possibilita uma estudo do corpo celeste sem incidentes.