Cotidiano

Conheça o aplicativo que virou febre mundial ao permitir comentários anônimos nas redes sociais

Da Redação ·
Os comentários anônimos possibilitam ataques. (Foto: Reprodução)
Os comentários anônimos possibilitam ataques. (Foto: Reprodução)

Até onde você iria se tivesse a oportunidade de comentar fotos e vídeos de amigos ou conhecidos seus em aplicativos como Instagram e Snapchat, de forma anônima e sem nenhum risco de ser pego? Pois, saiba que um aplicativo te dará essa oportunidade, de uma maneira simples e muito segura, de acordo com sua descrição.

continua após publicidade
Conheça o aplicativo que virou febre mundial ao permitir comentários anônimos nas redes sociais fonte: Reprodução

O aplicativo chamado Sarahah é a mais nova sensação entre as app stores. Em ambos os universos, tanto para iOS, quanto para Android, ele já é o mais baixado do momento na Apple Store dos EUA, deixando para trás concorrentes de peso como Facebook, Instagram e YouTube. Descrito como uma maneira de saber o que seriam seus pontos fortes e fracos recebendo feedback de amigos, o aplicativo está causando pelo mundo cibernético.

De acordo com algumas publicações europeias, a ferramenta estaria sendo usada para se cometer bullying mobile. Relatos de racismo, gordofobia, homofobia e outros estão sendo registrados em toda a Europa e América do Norte.

continua após publicidade

O APLICATIVO

O 'Sarahah' foi lançando em primeiro momento para países do Oriente Médio e também do continente africano, mas não levou muito tempo para que ele atravessasse oceanos e chegasse as terras da Europa, tendo como objetivo principal, segundo o seu programador Zain al-Abidin Tawfiq, de ser algo mais honesto e positivo. 

Conheça o aplicativo que virou febre mundial ao permitir comentários anônimos nas redes sociais fonte: Reprodução

O nome do aplicativo veio justamente de seu objetivo, 'Sarahah' significa "honestidade" ou "franqueza" em árabe. Para Tawfiq em um primeiro momento, o app seria usado por empresas e funcionários para que houvessem as trocas de confissões e sugestões entre os mesmos, sem riscos de represálias, porém, 'Sarahah' está caindo nas graças do público mais jovem que já consegue, inclusive, conectá-lo diretamente com sua conta de Snapchat.

continua após publicidade

Ainda de acordo com as publicações de diversos sites na Europa, o aplicativo vem sendo chamado de 'terreno fértil para o ódio', que conta inclusive com um relato de uma mãe. "Meu filho usou essa ferramenta e em menos de 24h ele foi alvo de comentários rascistas que chegaram ao ponto de dizer que ele deveria ser linchado, por ser negro.", conta ela que não quis se identificar por medo de que seu filho possa ser exposto.

A facilidade em falar algo sobre alguém anonimamente não é nenhuma novidade no mundo, muito menos no Brasil. Há pouco menos de 2 anos houve uma onda gigantesca de denúncias contra outro aplicativo que tinha quase a mesma função. Intitulado 'Secret', ele permitia que postagens anônimas fossem feitas em alusão a terceiros, iniciando muitas vezes um enorme fórum sobre o assunto.

Conheça o aplicativo que virou febre mundial ao permitir comentários anônimos nas redes sociais fonte: Reprodução

O app foi encerrado em 2015 por um de seus criadores David Byttow, que informou que infelizmente o aplicativo já não cumpria mais as funções para as quais foi criado, tendo assim de encerrar suas atividades. O 'Secret' alcançou um público de mais de 15 milhões de usuários em todo o mundo.