Cotidiano

Zona cafeeira fica em alerta no Paraná com previsão de geada

Da Redação ·
Secretaria da Agricultura orienta agricultores sobre uso racional de agrotóxico - Foto: Arquivo imagem ilustrativa
Secretaria da Agricultura orienta agricultores sobre uso racional de agrotóxico - Foto: Arquivo imagem ilustrativa

Cafeicultores radicados nas regiões Norte Pioneiro, Norte, Noroeste e parte do Oeste do Paraná, estão em de prontidão por conta do previsão de mais geada na madrugada desta quarta-feira (19) e também nos próximos dias. O alerta é do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), através do serviço Alerta Geada.

continua após publicidade

Os técnicos do Iapar recomendaram alguns procedimentos aos produtores da zona cafeeira. De acordo com agrônomos, as mudas em plantios novos, com até seis meses de campo, devem ser enterradas. 

Os viveiros devem ser protegidos com diversas camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente. 

continua após publicidade

Nas duas situações, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afaste e acabe o risco imediato de geada.

Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Tal proteção deve permanecer assim até meados setembro para depois retirada.

Mais informações:
www.simepar.br
www.iapar.br
Disque-geada (43) 3391-4500