Mais lidas
Cotidiano

NASA não tem recursos financeiros para enviar pessoas a Marte

.

Foto: Pixabay - imagem ilustrativa
Foto: Pixabay - imagem ilustrativa

O vice-diretor de exploração e operações humanas da NASA, William H. Gerstenmaier, revelou que a agência espacial norte-americana não tem os recursos financeiros para enviar seres humanos a Marte antes de 2030. O cientista fez tal afirmação durante uma recente conferência no Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica dos EUA.

As missões a Marte têm uma alta taxa de falha. Das 16 tentativas de aterrissar uma nave espacial ou sonda na superfície do Planeta Vermelho, apenas sete se consumaram. Em outubro passado, por exemplo, a Agência Espacial Europeia (ESA) perdeu uma de suas sondas em solo marciano.

"Eu não posso dizer a data em que serão enviadas missões tripuladas a Marte e a razão reside no baixo orçamento, o aumento é de apenas cerca de 2% e também porque não temos os sistemas de superfície necessários para pousar em Marte", detalhou Gerstenmaier.

Problema com atmosfera
Conforme cientista, um grande problema referente às missões a Marte é a questão da atmosfera do Planeta Vermelha, cuja pressão é de apenas 1% da Terra. 

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber