MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Gaeco prende ex-diretor da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina

O ex-diretor da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) Luiz Carlos de Souza foi preso preventivamente nesta sexta-feira (14) por agentes do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público d

Da Redação

·
Operação à Deriva está focada em irregularidades no setor portuário Foto: Amanda Menezes/ RPC Curitiba
Icone Camera Foto por Reprodução
Operação à Deriva está focada em irregularidades no setor portuário Foto: Amanda Menezes/ RPC Curitiba
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.07.2017, 13:30:00 Editado em 14.07.2017, 13:34:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ex-diretor da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) Luiz Carlos de Souza foi preso preventivamente nesta sexta-feira (14) por agentes do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR). Além de Souza, outras duas pessoas foram detidas por suspeita de irregularidades no setor portuário.

continua após publicidade

De acordo com o MP-PR, as prisões desta sexta-feira são um desdobramento de uma investigação que inclui pagamento de propina de um ex-prefeito para vereadores de Antonina. O dinheiro destinado ao aliciamento, conforme o MP-PR, era obtido e repassado ex-diretor da Appa.

São duas prisões preventivas (sem prezo previsto para deixar a prisão), e uma temporária – de cinco dias. Os presos são suspeitos de crimes como corrupção ativa, passiva e associação a organização criminosa. Ainda foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão.

continua após publicidade

Os mandados foram cumpridos no Terminal Portuário Ponta do Félix, em um escritório de advocacia, em uma empresa e em seis residências em Antonina, Pontal do Paraná, Paranaguá, Pinhais e Curitiba. A ação é coordenada pelo Gaeco foi denominada de "Operação à Deriva".

 Caso veio à tona em março deste ano
Segundo a RPC, caso veio à tona em março deste ano, quando o MP-PR deflagrou uma operação que levou parte do grupo à cadeia. No domingo (2), o programa Fantástico, da Rede Globo, fez uma reportagem especial, contando detalhes da história. 

Vídeo mostra vereador beijando dinheiro de propina
Em um dos vídeos obtidos pelo MP-PR, um vereador aparece beijando um maço de dinheiro que recebeu de propina. As irregularidades apontadas pelo MP-PR na denúncia aconteceram, principalmente, entre os anos de 2013 e 2014. 

continua após publicidade

Mensalinho
Entre os fatos descritos na denúncia está o pagamento de propina por parte do prefeito aos vereadores, com o objetivo de impedir a abertura de um processo de cassação contra o prefeito. Os vereadores também são acusados de receber uma espécie de mensalinho do prefeito, para garantir o andamento dos trabalhos da Casa.

Financiador
O MP-PR acrescenta que o ex-diretor da Appa é acusado de financiar as propinas repassadas aos vereadores e também ao prefeito, que seria um dos beneficiários de dinheiro de origem ilegal.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Gaeco prende ex-diretor da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!