Mais lidas
Cotidiano

No Dia da Pizza, confira algumas curiosidades sobre esse prato que é paixão nacional

.

Dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza. (Foto: Pixabay)
Dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza. (Foto: Pixabay)

O Dia da Pizza é comemorado hoje, dia 10. No Brasil são consumidas mais de um milhão de unidades por dia no nosso país dessa iguaria que já ganhou releituras, novas massas e sabores ao longo dos anos.

Separamos algumas curiosidades de um dos pratos mais adorados pelos brasileiros.

Origem

Não, ela não foi inventada na Itália. Ainda não se chegou a um consenso acerca da origem da pizza, pois ao longo da história diversos povos faziam massa com farinha e água. Estudiosos acreditam que os criadores possam ter sidos os egípcios, há cerca de 6 mil anos.

Maior do Brasil

A maior pizza já confeccionada foi preparada em 2014 na cidade de Canela, Rio Grande do Sul. Ela tinha 156 quilos e 3,11 metros de diâmetro.

Porque pizza?

Historiadores apontam que o primeiro registro da palavra ‘pizza’ vem de um texto em latim do ano de 997. A origem do termo vem da palavra em latim picea, que significa objeto torrado pelo fogo.

Séculos de experiência

A Antica Pizzeria Port'Alba é a pizzaria mais antiga do mundo em funcionamento. Funciona desde 1830 na cidade de Nápoles, antes mesmo da Itália ser um país unificado.

Cidade da pizza

A União Europeia reconheceu, após mais de 40 anos, em 2009 a cidade de Nápoles como o berço da pizza moderna.

As originais

Os recheios de pizzas consideradas originais são muçarela, alho, molho de tomate, orégano, manjericão e azeite. Os demais sabores são adaptações de acordo com cada país.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber