MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Passarinho usa bitucas de cigarro para fazer ninho; veja vídeo

A cada ano, aproximadamente 6 trilhões de cigarros são fumados pela população mundial e 2/3 das bitucas (4 trilhões) são jogadas no chão, sendo uma das formas mais comuns de lixo urbano,conforme Thomas Novotny, do Newscientist. Logicamente, isso gera risc

Da Redação

·
Ninhos do Carpodacus mexicanus são repletos de bitucas  - Foto: Reprodução/Megacurioso​
Icone Camera Foto por Reprodução
Ninhos do Carpodacus mexicanus são repletos de bitucas - Foto: Reprodução/Megacurioso​
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.07.2017, 18:07:00 Editado em 08.07.2017, 23:47:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A cada ano, aproximadamente 6 trilhões de cigarros são fumados pela população mundial e 2/3 das bitucas (4 trilhões) são jogadas no chão, sendo uma das formas mais comuns de lixo urbano,conforme Thomas Novotny, do Newscientist. Logicamente, isso gera risco para diversos ecossistemas e animais, mas um passarinho mexicano achou um jeito de aproveitar essa 'fartura de bitucas' – mesmo que isso possa acarretar alguns problemas.

continua após publicidade

As aves Carpodacus mexicanus são naturais da América do Norte e, ao menos na Cidade do México, estão acumulando bitucas de cigarros em seus ninhos com o objetivo de afastar seus predadores. Um estudo anterior, de 2012, acreditava que os filtros dos cigarros poderiam servir como uma espécie de isolante térmico, mas agora os cientistas têm uma nova teoria para sua finalidade.

A nicotina é muito mais agressiva em animais menores, por isso tem sido usada por essa espécie de passarinho como forma de pesticida ou repelente. Os filtros ainda têm uma textura semelhante à das penas dos animais, talvez por essa razão as aves começaram a utilizá-los, antes de o benefício de afastar predadores ser descoberto.

continua após publicidade
Passarinho usa bitucas de cigarro para fazer ninho; veja vídeo
Foto por Reprodução

Foto: Reprodução/Megacurioso

Repelem carrapatos
Quem mais se aproveita das nidificações são os carrapatos, por isso eles foram usados pelos pesquisadores para analisar o efeito das pontas dos cigarros. Quanto mais desses parasitas aparecem nos ninhos, mais bitucas são colocadas como forma de os aniquilar, constataram cientistas da Universidade Autônoma do México, de acordo com Mike Mcare, do Sciencealert.

Anomalias cromossômicas
Mas isso acarreta consequências: um estudo de 2014 apontou que o contato excessivo dos filhotes de pássaros com a nicotina os fez desenvolver anomalias cromossômicas. Além disso, eles se tornam mais frágeis imunologicamente, já que seus corpos não precisam mais enfrentar os parasitas que seus antepassados superavam na "marra". Mas não se sabe ainda cientificamente, entretanto, quais são os efeitos em longo prazo dessa exposição dos passarinhos aos cigarros. 

continua após publicidade

Reutilização
Os avanços tecnológicos já possibilitam algum tipo de reutilização das bitucas. Cientistas chineses descobriram uma forma de extrair substâncias químicas desse tipo de material que podem ser utilizadas na produção de anticorrosivos e biólogos paranaenses criaram uma maneira de utilizar seus resíduos tóxicos no processo de hidro-semeadura.

Com informações do Megacurioso

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Passarinho usa bitucas de cigarro para fazer ninho; veja vídeo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!