MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

'Asteroide da morte' se aproxima da Terra, afirmam cientistas

Cientistas russos da Universidade Federal dos Urais advertem que, no dia 11 de julho, o asteroide MS4, de cerca de 250 metros de diâmetro, se aproximará do nosso planeta. Este asteroide passará a uma distância de 2,92 milhões de quilômetros da Terra, conf

Da Redação

·
o asteroide MS4, de cerca de 250 metros de diâmetro, se aproximará do nosso planeta em 11 de julho - Foto: Reprodução
Icone Camera Foto por Reprodução
o asteroide MS4, de cerca de 250 metros de diâmetro, se aproximará do nosso planeta em 11 de julho - Foto: Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.07.2017, 09:36:00 Editado em 07.07.2017, 15:51:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cientistas russos da Universidade Federal dos Urais advertem que, no dia 11 de julho, o asteroide MS4, de cerca de 250 metros de diâmetro, se aproximará do nosso planeta. Este asteroide passará a uma distância de 2,92 milhões de quilômetros da Terra, conforme a Agência de Notícias Sputinik.

continua após publicidade

"É potencialmente perigoso. Se alcançar a Terra, é capaz de destruir a vida no nosso planeta", avalia Vladilen Sanakoev, coordenador do observatório acadêmico da universidade, ao jornal Rossiiskaya Gazeta.

Não representa perigo
Entretanto, o astrônomo afirma que o asteroide não representa perigo imediato para o nosso planeta. Será possível observar o corpo celeste só com grandes telescópios.

continua após publicidade

Os pesquisadores russos dizem que uma catástrofe deste tipo pode ser evitada se as órbitas dos corpos celestes, sua composição química e características forem cuidadosamente estudadas. Desta forma seria possível desviá-los ou destruí-los.

Satélite e redirecionamento
Entre os planos da Nasa para manter a Terra segura contra os impactos de asteroides e outros objetos espaciais, um dos mais incomuns será testado em breve. 

A agência espacial dos Estados Unidos anunciou recentemente que enviará um satélite para se chocar contra um asteroide e desviar seu percurso, como parte de um teste para avaliar a eficiência dessa estratégia.

continua após publicidade

A missão recebeu o nome de Dart, que significa "Double Asteroid Redirection Plan" (algo como "plano de redirecionamento de asteroide duplo"). 

"Duplo" porque o alvo dessa vez é o asteróide Didymos. Seu nome vem da palavra grega que significa "gêmeos", porque ele na verdade tem duas partes: uma rocha maior, de cerca de 780 metros de diâmetro (Didymos A), e outra menor, de uns 160 metros de diâmetro, chamada Didymos B.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "'Asteroide da morte' se aproxima da Terra, afirmam cientistas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!