Com a proximidade das férias de julho, muitas pessoas já estão planejando sua viagem. Algumas inclusive tem a passagem em mãos e estão em contagem regressiva para o passeio. Para aqueles que vão viajar de carro ou ônibus, a preparação é bem mais simples e fácil do que para aqueles que vão de avião, dado ao fato de que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) impõe regras um tanto quanto diferenciadas para quem opta pelo transporte aéreo.
Muitas das vezes as pessoas precisam procurar na internet o que pode ou não ser levado para dentro da aeronave em bagagem de mão e despachada. O cuidado está sendo redobrado, pois, a grande maioria das pessoas estão tendo de economizar na hora de fazer suas malas pela nova regra de se cobrar cerca de R$30 ou R$40,00 por bagagem despachada, preferindo assim carregar apenas uma bagagem de mão.
Para os que não estão acostumados com apenas uma mala pequena de até 10kgs, aqui vão algumas dicas do que você pode ou não transportar dentro do compartimento interno do avião.
1 – Lanches variados:
Pouca gente sabe, mas de acordo com as regras de voo, levar salgadinhos, barrinhas, biscoitos, bolachas e até mesmo bolo em sua bagagem de mãe é totalmente permitido, mesmo que você não tenha comprado os mesmos na duty free (área livre de impostos).
2 – Sucos, refrigerantes e bebidas alcoólicas:
Além de serem permitidos também na bagagem despachada de maneira livre, esses itens só podem adentrar o avião caso tenham sido adquiridos na duty free. Se está pensando em levar um liquido para consumir no avião, deixe para comprar quando for embarcar.
3 – Maquiagem (necessaire):
Por incrível que pareça há limites para quem não se separa de seu necessaire. Seja em voos domésticos ou internacionais, a regra é clara: caso sejam bases liquidas, ou até mesmo gloss e removedores em embalagens de até 100ml, passou disso você terá que despachar juntamento com sua pinça e tesourinha pessoal.
4 – Medicamentos:
Muito se fala sobre a proibição de medicamento na hora do raio-x. De acordo com o divulgado pela ANAC, medicamentos líquidos assim como qualquer outro líquido, deve ser em embalagens de até 100ml, porém qualquer tipo de medicamento necessita de receita para embarque imediato em bagagem de mão, caso não possua a receita, recomenda-se que o mesmo seja despachado.
5 - Chapinha, secador, escova modeladora de cabelos:
A maioria das mulheres sempre tem esse questionamento. Será que embarcar com esses santos auxiliadores emergenciais é permitido? Sim, amiga, pode embarcar tranquilamente com seu secador e sua chapinha na bagagem de mão ou na despachada, só não esqueça de verificar a voltagem do local para onde está indo viajar.
6 - Navalha, lâmina de barbear:
Do mesmo jeito que as mulheres estão sempre carregando a maquiagem ou uma escova de cabelo na bolsa, a grande maioria dos homens também sempre estão preocupados com parecer com a barba bem-feita, ainda mais se a viagem for de negócios, mas infelizmente na bagagem de mão não é permitida, dado ao fato de que navalhas e lâminas são objetos cortantes e de fácil manuseio. Quer levar? Vai ter que despachar.
7 – Desodorantes:
Novamente entra aqui outro tabu, caso você seja uma pessoa prevenida que sempre leva consigo um desodorante, cuide para que ele seja de até 100ml, mesmo que seja aerossol. O ar comprimido dentro dele não pode passar disso, já que acima desse valor, o mesmo deverá ser colocado na despachada.
8 – Pasta de dente, escova, fio dental e enxaguantes bucais:
Como aquelas que não abrem mão de sua saúde bucal, o pedido é o mesmo que para qualquer outro liquido, não passando de 100ml no enxaguante bucal. Já a pasta e escova é de tamanho livre. Mas sempre prefira aquelas menores, para não haver problemas, bem como o próprio fio dental.
9 – Spray de cabelo:
Sempre há essa dúvida e não é apenas entre as mulheres. Quando se viaja, ainda mais se for por um motivo como um casamento ou uma formatura, acaba sendo necessário levar o famigerado spray ou até mesmo em gel e na bagagem de mão ele também é liberado com a mesma regra de líquidos.
10 – Maquinas fotográficas, acessórios para fotografia:
São todos permitidos, dado ao fato de quem viaja necessita registrar os melhores momentos. Porém os acessórios para a máquina fotográfica devem ser retos e planos, sem ponta pontiagudas. Caso você precise carregar algo do tipo, a recomendação é o despache.
Deixe seu comentário sobre: "Aprenda o que levar (ou não) em sua bagagem de mão para não ser taxado pela nova lei aérea"