Mais lidas
Cotidiano

Paleontólogos localizam crocodilo gigante mais antigo da Terra

.

Cientistas localizaram restos do crocodilo com 10 metros e uma tonelada em Madagascar - Foto: Fabio Manucci/ Correio de Milão​/Reprodução
Cientistas localizaram restos do crocodilo com 10 metros e uma tonelada em Madagascar - Foto: Fabio Manucci/ Correio de Milão​/Reprodução

Pesquisadores acharam na ilha de Madagascar restos do crocodilo mais antigo da Terra. O carnívoro terrestre tinha 10 metros de comprimento, pesava uma tonelada e possuía dentes muito grandes, similares aos dos tiranossauros.

"Como outros crocodilos gigantes do Jurássico, o Razana (ou Razanandrongobe sakalavae, de nome científico)  era capaz de lutar contra dinossauros gigantescos, até mesmo com aqueles que se encontravam no topo da cadeia alimentar", detalhou Cristiano Dal Sasso, do Museu de História Natural de Milão, ao jornal Correio de Milão.

Principais adversários dos dinossauros
Conforme paleontólogos, os primeiros dinossauros surgiram há 240 milhões de anosno fim do período Triássico. Os crocodilos gigantes eram os principais adversários dos dinossauros.  

Os primeiros restos do Razana – alguns dentes e uma parte do maxilar – foram encontrados em 2006, mas isso não foi suficiente para determinar a espécie. Só 11 anos depois os cientistas conseguiram encontrar mais detalhes sobre o gigante.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber