Mais lidas
Cotidiano

Cientista da Nasa desenvolve projeto para fazer vinho no espaço

.

Estufa criada pela NASA possibilita produção de alimentos no espaço - Foto: Divulgação/NASA
Estufa criada pela NASA possibilita produção de alimentos no espaço - Foto: Divulgação/NASA

Uma cientista da NASA que vem trabalhando no desenvolvimento de projeto para sistema de produção de vegetais na Estação Espacial Internacional (ISS), afirmou que a fabricação de vinho no espaço sideral está prestes a acontecer. De acordo com Gioia Massa, a 'produção uva no espaço para vinho é um desafio interessante e que está dando certo". 

Atualmente ela trabalha com algumas árvores frutíferas anãs que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) desenvolveu. Se as vinhas permanecerem pequenas e forem cultivadas com de luzes, certamente seria possível fazer vinho na estação espacial ”

O lado positivo das uvas se desenvolverem no espaço é que o frutos não ficariam expostas a doenças da videira ou a insetos como a filoxera.

"Para o processo real de produção de vinhos é necessário um bioreator microbiano para possibilitar a fermentação e outros processos em ambiente de microgravidade", acrescentou Gioia.

Fermentação
A pesquisadora explica que a fermentação é um processo anaeróbio, mas ela não vê impossibilidade de que isso ocorra no espaço, mesmo que seja necessário inocular certos de tipos microrganismos para a consumação do processo. 

"O lado positivo das uvas crescentes no espaço é que elas não ficariam expostas a doenças da videira ou a insetos como a filoxera", destaca Gioia.

Estufa
A cientista reitera que a Nasa está focada na agricultura para desenvolver novos projetos. Com esse objetivo, o cientistas criaram o Advanced Plant Habitat (APH), uma espécie de estufa com capacidade de assegurar o crescimento de plantas para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber