Cotidiano

PRF prende ex-prefeito condenado por corrupção no Paraná

.

Político foi condenado a  8 anos, um mês e 15 de prisão em regime fechado. (Foto - reprodução/Informe Policial)
Político foi condenado a 8 anos, um mês e 15 de prisão em regime fechado. (Foto - reprodução/Informe Policial)

Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na tarde deste sábado (1) o ex-prefeito de Jundiaí do Sul (PR), Valter Abras (ex-PSDB), condenado a mais de 8 anos de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção e associação criminosa. A prisão ocorreu em um restaurante localizado no pátio de um posto de combustíveis, às margens da BR-153, em Santo Antônio da Platina, norte do Paraná (PR). 

Uma equipe da PRF que terminava de almoçar no local reconheceu o ex-prefeito, que havia se dirigido até o estabelecimento buscar uma marmita. Como os policiais tinham conhecimento de que havia um mandado de prisão contra o político, deram imediatamente ordem de prisão a ele, que não ofereceu resistência. 

Expedido no último dia 9 de junho pelo Tribunal de Justiça do Paraná, o mandado de prisão contra Valter Abras, aponta que o político foi condenado a uma pena de 8 anos, um mês e 15 de prisão em regime fechado. 

O processo é relativo a um inquérito policial de 2005, em que o ex-prefeito, hoje com 70 anos de idade, é um dos seis réus. Entre os crimes contra administração pública atribuídos ao grupo estão formação de quadrilha, crime de responsabilidade, dispensa ilegal de licitação e uso de documento falso. 

A equipe da PRF encaminhou o preso para a Delegacia da Polícia Civil em Santo Antônio da Platina.