Mais lidas
Cotidiano

Após polêmica, cachorro-quente vira lanche típico de município no Paraná

.

Dogão prensado foi declarado lanche típico de Maringá. Foto: Divulgação
Dogão prensado foi declarado lanche típico de Maringá. Foto: Divulgação

O ‘hot dog’, popularmente conhecido como cachorro-quente ganhou o coração, ou melhor, agradou o paladar dos brasileiros. De fácil preparo, barato e muito gostoso, é uma opção para quem quer matar a fome rapidinho. Em Maringá, no norte do Paraná, o 'dogão' é tão apreciado que foi oficializado como lanche típico. 

A Câmara Municipal de Maringá aprovou o projeto em terceira discussão. A proposta inicial era 'prato típico' que foi alterada para 'lanche típico'. Agora, o projeto - que gerou muita polêmica- será encaminhado para sanção do prefeito.

Vereador Belino Bravin come um lanche após a aprovação, em primeiro turno, de seu projeto. Foto:angelorigon.com.br


Quem conhece o município sabe que pode encontrar vários estabelecimentos que vendem o famoso ‘dogão’, cuja origem é bastante incerta. Não há informações precisas de quem realmente criou a combinação de pão com salsicha, no entanto, várias versões ilustram a história desse lanche tão popular e apreciado.  

Uma das versões é do alemão Anton Feuchtwanger, que vivia em St. Louis. Ele vendia salsinhas e teve ideia de colocá-las no meio do pão para que os clientes não queimassem as mãos. Outra versão conhecida é a de um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha, que resolveu batizar as salsichas que fabricava com o nome da raça de seu cachorro: Dachshund.

Os mais gostosos

Em 2016 a revista Exame listou os 10 cachorros-quentes mais apetitosos do Brasil. Os lanches variam desde a receita tradicional até versões gourmet. Os cachorros-quentes do Andy’s, no Rio de Janeiro, já receberam o reconhecimento das revistas Veja e Veja Rio, e o restaurante já foi escolhido como um dos “100 melhores sabores do Rio”, segundo o site de compras coletivas Peixe Urbano.


O sanduíche da foto leva, além da salsicha (tradicional ou de frango), chilli e cheddar, mas há várias outras possibilidades. Entre os ingredientes também adotados para incrementar os sanduíches estão bacon, queijo, filé, salaminho e champignon.

Clique aqui e confira a lista dos melhores lanches. 

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber