Cotidiano

PRF apreende mais de mil 'hand spinners' contrabandeados

Da Redação ·
Comercialização do brinquedo giratório que virou mania no Brasil é sendo investigada pelo Ministério da Justiça - Foto: PRF/Divulgação
Comercialização do brinquedo giratório que virou mania no Brasil é sendo investigada pelo Ministério da Justiça - Foto: PRF/Divulgação

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam mais de mil ‘hand spinners’, 200 óculos de grau e anabolizantes contrabandeados do Paraguai durante abordagem de um ônibus que ia de Francisco Beltrão sudoeste do Paraná) para Curitiba (Sul do Estado). O coletivo foi abordado no município de em Pato Branco. Os produtos de venda proibida no Brasil estavam no bagageiro do ônibus. 

continua após publicidade

De acordo com a PRF, os brinquedos e os óculos estavam na bagagem de um passageiro de 25 anos, que acabou detido.A venda do brinquedo giratório que virou mania nacional é investigada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). 

O órgão alerta que, como brinquedo, o ‘hand spinners’ precisa passar por certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para ser comercializado no País.

continua após publicidade

As autoridades brasileiras já constataram que cerca de 90% deste tipo de brinquedo vendido no Brasil são contrabandeados do Paraguai e podem oferecer riscos. As rodovias do Paraná são usadas diariamente por pessoas que praticam esse tipo de atividade ilícita.

PRF apreende mais de mil 'hand spinners' contrabandeados fonte: Reprodução

 Anabolizantes apreendidos em ônibus no PR - Foto: PRF/Divulgação

Anabolizantes
No mesmo ônibus onde os ‘hand spinners’ foram apreendidos os agentes da PRF localizaram anabolizantes enviados como encomenda. Conforme a PRF, os produtos tinham informações falsas sobre a documentação do remetente. As duas ocorrências foram encaminhadas para a Receita Federal de Pato Branco.