Mais lidas
Cotidiano

NASA divulga nova foto intrigante de Marte; imagem parece com praia na Terra

.

Nova foto, tirada pouco depois do
Nova foto, tirada pouco depois do "périplo" da Opportunity pelo solo marciano, revela uma paisagem muito parecida com uma praia na Terra Foto: NASA / JPL-Caltech / Cornell / Arizona State Univ.

A  agência aeroespacial norte-americana (NASA) divulgou nesta semana uma nova imagem do fundo da cratera Endeavour, no solo de Marte.

Astrônomos da agência relataram que  sonda Opportunity está estudando a borda de uma cratera para descobrir novas pistas sobre os processos que espalharam pedras pela superfície do Planeta Vermelho.

A nova foto, tirada pouco depois do "périplo" da Opportunity pelo solo marciano, revela uma paisagem muito parecida com uma praia na Terra.

Os cientistas suspeitam que a água pode ter desempenhado um importante papel no transporte das numerosas rochas que se encontram nesta área do Planeta Vermelho.

Os cientistas supõem que a região poderia ter abrigado um lago situado no topo da cratera, servindo esta de escoadouro. O cume no topo do vale é caracterizado por uma ampla gama de rochas. 

Canal de drenagem?
Os pesquisados da NASA acrescentam que a oeste do local há alguns pedaços pequenos de rochas em torno uma pequena cova. Segundo os pesquisadores, o local pode ter sido um canal de drenagem há milhares de milhões de anos atrás.

Ray Arvidson, cientista radicado Universidade de St. Louis (EUA), afirmou que sua equipe tenta determinar se as rochas do fundo da cratera Endeavour se formaram no local ou se foram levadas para lá.

Com informações do portal da NASA


×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber