Mais lidas
Cotidiano

O que aconteceria se os seres humanos desaparecessem da Terra?

.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Muitas pessoas já imaginaram como seria o mundo se alguns outros seres sumissem dela, mas você já parou para pensar como seria a Terra se todos os humanos desaparecessem? Imagine que todas elas sumiram, sem deixar vestígios e para nunca mais voltar. Sabe o que aconteceria com o planeta?

AS PRIMEIRAS HORAS

De acordo com estudos da possibilidade do sumiço dos seres humanos, o que teríamos logo nas primeiras 48 horas, seria um apagão gradativo de todas as luzes no mundo, dado ao fato que a maioria das estações de energias trabalham com combustíveis fosseis e como não haveria nenhuma pessoa para reabastecer, o apagão seria algo inevitável.

Foto: Reprodução

Os metrôs que contam com bombas movidas por energia e controlados por pessoas, para protege-los de águas subterrâneas, seriam então inundados em questão de 5 a 10 dias. O contrário, no entanto, aconteceria cerca de um mês depois com centrais de refrigerações nucleares, a água contida nesses centros, evaporaria, provocando explosões catastróficas, de consequência maiores que Chernobyl e Fukushima.

AS GRANDES CIDADES SUMIRIAM

As dezenas de centenas de satélites mandadas por estações espaciais começariam a cair na Terra cerca de um ano após o desaparecimento dos seres humanos, já que não poderiam ser mantidas na órbita por falta de manutenção e controle. Outro detalhe nesse meio tempo, seria a volta da vegetação natural aos grandes centros. Cidades hoje que são tomadas por grandes edifícios e outras construções monumentais, seriam destruídas pela tomada das vegetações que uma vez foram dizimadas pelo homem, atraindo animais silvestres sobreviventes das explosões das usinas.

Foto: Reprodução

Cerca de 100 anos após o sumiço do ser humano, monumentos como a própria Torre Eiffel cederia por ter suas hastes de ferro corrompida por não terem lubrificação adequada. Pontes com o mesmo material cederiam igualmente. As únicas a serem salvas seriam aquelas feitas de pedra, como as pirâmides, esfinges e possivelmente a muralha da China.

Foto: Reprodução

A EVOLUÇÃO NÃO DEPENDE DE NÓS?

Assim como cidades localizadas no meio do deserto como Las Vegas e Dubai, teriam suas ruas e prédios cobertos pela areia que hoje lhes cercam, como dito acima apenas construções como a Esfinge e as Piramides, se manteriam intactas por serem construídas com pedras, dispensando a necessidade de manutenção humana.

Na contramão à areia as cidades localizadas próximas ao mar, seriam tomadas pelas águas e os animais marinhos enfim, teriam paz para se reproduzirem e seguirem com o curso natural, como, por exemplo, as baleias que hoje são alvo de caça.

O planeta se recuperaria em alguns milhões de anos. (Foto: Reprodução)

Caso a evolução traga animais com a capacidade de raciocínio de volta à Terra, como os primatas, eles provavelmente não saberiam distinguir se houve uma civilização antes deles pelo fato do planeta ser tão resistente e com uma enorme capacidade de renovação, que em 10 milhões anos já não haveria vestígios dos seres humanos.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber