Mais lidas
Cotidiano

Você sabia que todo gato surdo é branco e de olhos azuis?

.

Nem todo gato branco de olho azul é surdo, mas todo gato surdo é branco de olho azul - Foto - Pixabay - Imagem ilustrativa
Nem todo gato branco de olho azul é surdo, mas todo gato surdo é branco de olho azul - Foto - Pixabay - Imagem ilustrativa

Não é mito que gatos brancos de olhos azuis podem ser surdos ou ter pouca audição? Entretanto, é importante salientar que nem todo gato branco de olho azul é surdo, mas todo gato surdo é branco de olho azul, conforme a jornalista Pauline Machado, Diretora Editorial do Canal de Estimação.

Isso ocorre em decorrência do genoma alelo w, responsável pela ausência de pigmentação e pela surdez dos gatos, afirma o médico veterinário André Richter, doutorando em cirurgia e pesquisador do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. 

“Os que não têm tendência são os gatos de pelagem branca, mas com olhos de cores diferentes – um verde e um amarelo ou um azul e outro verde, por exemplo, o que chamamos de Heterocromia”, detalha.

Albinos
Richter frisa que essa é uma característica de todos os albinos, acarretando a esses animais alguns contratempos sendo a falta de resistência ao sol e os olhos com alta sensibilidade à luz, os mais comuns. 

A boa notícia é que, para bichanos que moram em apartamento, em casas teladas e não soltos na rua, não há problemas em seu gatinho ser surdo ou não ter 100% da audição. Esta deficiência não afetará o bem-estar do animal. 

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber