Cotidiano

Paranaenses vão receber mensagens no telefone celular com alerta de desastre naturais

Da Redação ·
Alagamento em União da Vitória, no Sul do Paraná - Foto: Arnaldo Alves / ANPr
Alagamento em União da Vitória, no Sul do Paraná - Foto: Arnaldo Alves / ANPr

Moradores de cinco municípios do Paraná poderão se cadastrar a partir desta terça-feira (13) para receber mensagens de texto por telefone celular com alertas de riscos de inundações, alagamentos, temporais e perigo de deslizamentos.

continua após publicidade

O serviço estará disponível em diferentes regiões do Estado, nas cidades de Prudentópolis, Querência do Norte, Rondon, Salto do Lontra e Santo Antônio do Sudoeste, que têm aproximadamente 100 mil habitantes.

Os moradores desses municípios vão receber pelo celular uma mensagem, que deverá ser respondida caso eles desejem receber os alertas. O cadastro também pode ser feito enviando uma mensagem de texto para o número 40199, com o Código de Endereçamento Postal (CEP) do endereço que deseja ser monitorado. O serviço poder ser cancelado a qualquer momento.

continua após publicidade

Sem custo para o cidadão e o governo
O serviço de alerta via SMS é custeado e operacionalizado pelas empresas de telecomunicações, sem nenhum custo para o cidadão ou para o governo. O sistema é coordenado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração Nacional, e é implantado em parceria com a Defesa Civil dos estados e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Ampliação
O sistema começou a ser testado em fevereiro deste ano em 20 localidades no Estado de Santa Catarina. Nos últimos quatro meses, foram encaminhadas 131 notificações de alerta para a populaçãodessa área, com cerca de 149 mil mensagens enviadas para as pessoas cadastradas. A expectativa é que o sistema esteja disponível para todo o Brasil até o final deste ano.

Com informações do Cenad