MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Paraná tem o dia mais frio do ano, com - 0,3 graus e geada

O sábado (10) amanheceu gelado no Paraná. Após vários dias de chuva, houve queda brusca da temperatura em todas as regiões do Estado e geou em diversas cidades, com carros ficando totalmente cobertos pelo gelo. Em Apucarana, Londrina e Maringá (norte do P

Da Redação

·
Em Guarapuava foi registrada a menor temperatura no Estado - -0,3 graus - Foto: César Barbosa/Colaboração Massa News
Icone Camera Foto por Reprodução
Em Guarapuava foi registrada a menor temperatura no Estado - -0,3 graus - Foto: César Barbosa/Colaboração Massa News
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.06.2017, 09:28:00 Editado em 10.06.2017, 11:41:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O sábado (10) amanheceu gelado no Paraná. Após vários dias de chuva, houve queda brusca da temperatura em todas as regiões do Estado e geou em diversas cidades, com carros ficando totalmente cobertos pelo gelo. Em Apucarana, Londrina e Maringá (norte do Paraná), a temperatura mínima registrada foi de 3 graus.  Em Curitiba, a miníma foi de 2,4°C, em Fazenda Rio Grande 0,5°C, na Lapa 0,3°C e em Pinhais 1,7°C.

continua após publicidade

Além da Grande Curitiba, o frio atingiu em cheio os Campos Gerais e a Região Sul do Paraná. Guarapuava (centro-sul do Estado) teve a menor temperatura, com de -0,3°C, São Mateus do Sul -0,2°C e Ponta Grossa também -0,2°C. 

Em General Carneiro, a temperatura ficou em torno de 1°C.  Em Francisco Beltrão, no Sudoeste, a temperatura a 7 horas da manhã era de um grau centígrado, em Foz do Iguaçu (oeste), quatro graus. Já em Santa Catarina, foram registrados 47 minutos de neve ininterrupta 

continua após publicidade

Previsão meteorológica 
O intenso anticiclone frio e seco (massa de ar frio e seco) que avança pelo norte da Argentina, Paraguai, ou seja, com deslocamento continental, deixa o tempo estável em todo o estado do Paraná durante o fim de semana. Contudo, como o ar é muito seco e extremamente frio, o tempo vai ficar gelado em todos os setores do Estado. 

Com isso, há previsão de geadas amplas sobre as regiões Sudoeste, Sul, Central, Campos Gerais e sul da Metropolitana de Curitiba. Nos demais setores do Paraná, as geadas serão de intensidade fraca. Apenas no Litoral não há previsão para ocorrência de geadas, mas o frio também será expressivo.

Domingo
A estabilidade atmosférica predomina no decorrer do domingo em todas as regiões paranaenses devido a atuação da forte massa de ar seco e frio que avança sobre a Região Sul do Brasil. No Paraná, o tempo contínua estável, com predomínio de Sol, porém o frio também segue intenso, ou seja, vamos ter formação de geadas na maior parte do Estado. 

continua após publicidade

As regiões que devem registradas geadas mais fortes são Sul, Central, Campos Gerais. Região Metropolitana de Curitiba e inclusive a Capital deve registrar geadas fracas. Litoral e Noroeste, o frio também é expressivo, porém sem ocorrência de geadas.

Alerta de mais geada
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) alertam que há previsão de mais geadas na madrugada de domingo (11) na região cafeeira paranaense.  A recomendação para os plantios novos, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. 

Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.

continua após publicidade

Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos. 

Cafezais dizimados
Em 1975, na madrugada de 18 de julho, umageada matou todos os pés de café da região Norte do Estado, incluindo das propriedades de Londrina. A cultura era um dos pilares da economia de Londrina à época e as consequências da chamada "geada negra" na economia do Paraná são sentidas até hoje, como o êxodo rural provocado em Londrina. 

Com a erradicação dos pés de café, a soja passou a tomar conta das propriedades rurais.

Com informações são do Instituto Meteorológico Simepar

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná tem o dia mais frio do ano, com - 0,3 graus e geada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!