Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Hospital Cajuru ganha heliponto para serviço aeromédico

.

Hospital Cajuru ganha heliponto para serviço aeromédico.  Foto:Jaelson Lucas / ANPr
Hospital Cajuru ganha heliponto para serviço aeromédico. Foto:Jaelson Lucas / ANPr

O Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba, passa a contar com um heliponto para receber aeronaves transportando pessoas em situação de urgência e emergência. A estrutura, inaugurada pelo governador Beto Richa nesta terça-feira (6), custou R$ 3,9 milhões e foi feita integralmente com recursos do Governo do Estado. Além de agilizar a transferência de pacientes em situação de saúde grave, o heliponto também dará mais rapidez para o transporte de órgãos para transplante. 

A instalação desta estrutura faz parte das ações da Rede Paraná Urgência, implantada pelo Governo do Estado, que inclui o serviço aeromédico para transporte de pacientes em urgência e emergência. O governador ressaltou a importância de parcerias com hospitais de referência no Estado, para dar eficiência ao serviço de resgate aéreo. O Cajuru é um hospital filantrópico, sendo mantenedora a Associação Paranaense de Cultura.

“Para termos uma eficiência maior no programa são necessários hospitais com a estrutura para receber os helicópteros, como o Cajuru, que é um dos principais e mais demandados do Paraná. Com o heliponto, as aeronaves poderão operar aqui, um serviço que certamente vai contribuir para salvar muitas vidas”, afirmou Richa. 

O hospital atende cerca de 4.600 pacientes no pronto socorro por mês. Ele afirmou que nos últimos anos o Governo do Paraná tem feito um importantes investimentos e inovações na área da saúde pública. O serviço aeromédico é um deles. Hoje existem quatro bases de aeronaves (Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel), que atendem a todas as regiões do Estado. São quatro helicópteros e um avião UTI. Em cinco anos, a frota fez mais de 7,5 mil atendimentos. “O transporte aéreo de pacientes e órgãos é um sucesso absoluto em todo o Estado”, afirmou o governador.

 Foto:Jaelson Lucas / ANPr

 ESPETACULAR - O Secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, enfatizou a importância do serviço aeromédico para o transporte de órgãos para transplante. Segundo ele, o serviço contribuiu para reduzir pela metade a fila do transplante no Paraná. O heliponto do Cajuru coloca a instituição na rota de transplantes no Paraná, afirmou o diretor-geral, Álvaro Quintas. “É um serviço espetacular”, afirmou ele. “O órgão captado, bem armazenado e transportado rapidamente ajuda a salvar e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. 

O Hospital Universitário Cajuru, a partir de agora, também entra nessa rota. Captamos e transportamos a partir daqui. Não precisamos mais ir até o aeroporto para levar os órgãos”, disse ele. Na solenidade, Richa também mencionou que, além do transporte aéreo, em seis anos, o Governo Estado disponibilizou também mais de 800 ambulâncias para todos os municípios do Paraná, além de mais de 2,3 mil veículos para o transporte sanitário. 

APOIO - O Hospital Universitário Cajuru recebe do Governo do Estado R$ 3.3 milhões por ano, pelo Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos (Hospsus). Também já recebeu uma UTI móvel. Com nove salas cirúrgicas e 206 leitos (29 de UTI, 167 de internação e 10 de cuidados progressivos), além de um ambulatório médico e todos os serviços de apoio diagnóstico e terapêuticos necessários, o hospital atende cerca de 4.600 pacientes no pronto socorro e 6.700 atendimentos ambulatoriais por mês. No ano, são cerca de 130 mil pacientes.

PRESENÇAS - Participaram da solenidade o diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Vinícius Filipak, edecana da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Dra. Lídia Ana Zytynski Moura.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber