Cotidiano

14 pessoas acabam envenenadas após comer 'cogumelo da morte'

Da Redação ·
Os cogumelos Amanita Phalloides podem ser mortais - Foto - Departamento de Saúde Pública da Califórnia
Os cogumelos Amanita Phalloides podem ser mortais - Foto - Departamento de Saúde Pública da Califórnia

Quatorze pessoas ficaram envenenadas depois de comer um fungo conhecido como "cogumelo da morte" na região de San Francisco, nos EUA, conforme um novo relatório das autoridades norte-americanas divulgado neste final de semana.

continua após publicidade

Grande parte das vítimas se recuperou, mas três pessoas precisaram fazer transplantes de fígado, incluindo uma menina de 18 meses, que sofreu danos neurológicos permanentes, segundo um relatório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Os envenenamentos aconteceram em dezembro de 2016, mas só agora há uma confirmação oficial das autoridades

continua após publicidade

Amanita
O relatório, compilado por médicos no norte da Califórnia, confirma que as pessoas comeram o cogumelo tóxico Amanita phalloides — conhecido como "cogumelo da morte".  Poucos detalhes eram conhecidos sobre o surto raro até sexta-feira (2), quando médicos de todo o norte da Califórnia indicaram a ocorrência da a doença no relatório de morbidade e mortalidade do Centers for Disease Control and Prevention.

Funcionários de controle de intoxicações na Califórnia geralmente recebem apenas relatos de alguns casos de envenenamento por cogumelosa cada ano, de modo que o surto repentino alarmou as autoridades médicas, de acordo com o relatório.

Casos
O primeiro caso relatado foi de um homem de 37 anos escolheu dois cogumelos selvagens em Santa Rosa e cozinhou um deles.Cerca de 10 horas depois de comer o cogumelo, ele começou a vomitar e teve diarreia e náuseas. Ele foi hospitalizado por seis dias, passou por uma bateria de testes e recebeu medicação.

continua após publicidade

Durante as duas semanas seguintes, funcionários do Sistema de Controle de Envenenamento da Califórnia constataram um aumento nos casos de envenenamento por cogumelos. Em todos os casos, o paciente sofria de hepatotoxicidade, uma lesão causada quimicamente ao fígado.

Família inteira envenenada
Os cogumelos foram responsáveis até envenenar uma família inteira. De acordo com o relatório, uma mulher de 26 anos recebeu cogumelos selvagens de alguém que os colheu nas montanhas. Ela afirmou que não conhecia a pessoa.

Depois, grelhou os cogumelos para jantar e deus ao marido, uma filha de 18 meses, uma irmã e um amigo da família. Cerca de nove horas depois, todos começaram a sentir náuseas, vômitos e diarréia. Eles receberam medicações intravenosas.

continua após publicidade

Criança
A criança desenvolveu insuficiência hepática e foi submetida a transplante de fígado. Ela ficou hospitalizada por 36 dias e sofreu comprometimento neurológico permanente. A irmã de 38 anos da mulher também precisou de transplante de fígado.

As informações são do Los Angeles Times