Mais lidas
Cotidiano

Grupo de baleias-piloto é empurrado para o mar após encalhar na costa do Sri Lanka

.

 Com a ajuda de populares, marinheiros empurraram as baleias de volta para o mar - Foto: AFP
Com a ajuda de populares, marinheiros empurraram as baleias de volta para o mar - Foto: AFP

Integrantes da Marinha e populares do Sri Lanka resgataram ontem (31) 20 baleias-piloto que haviam encalhado na praia perto da histórica cidade de Trincomalee.

Um porta-voz da Marinha, Chaminda Walakuluge, disse que as pessoas se juntaram para empurrar as baleias de volta para as águas mais profundas. "Foi uma tarefa delicada empurrá-las de volta sem machucá-las", disse Walakuluge, conforme matéria do The Telegraph

O fenômeno é relativamente raro nas águas que cercam a ilha do sul da Ásia. Este ano, uma primeira monção na região da Baía de Bengala resultou em chuvas torrenciais e ciclones para atingir Sri Lanka e Bangladesh.

Enchentes e deslizamentos
Por conta disso, fortes enchentes e deslizamentos de terra foram provocados pela pior chuva desde 1970. Há mais de 90 mortos e 100 pessoas estão desaparecidas no Sri Lanka, relatou um funcionário do governo local. Ele acrescentou que a situação ainda pode piorar.

A fauna marinha também foi afetada. Walakuluge disse que não estava claro por que as baleias-piloto encalharam, mas oceanógrafos explicaram que o mar estava 'revoltoso" em consequência do efeitos do ciclone Mora na Baía de Bengala. As baleias-piloto são na verdade um tipo de golfinho e viajam em grandes grupos, muitas vezes com centenas de membros.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber