Mais lidas
Cotidiano

De assassino a rei: conheça a história do principe herdeiro que matou toda sua família

.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O dia 1º de junho é uma data muito lembrada pela família Real do Nepal. Isso porque na data de hoje, há 16 anos atrás, o filho mais velho do rei Birendra, o príncipe Diprenda Bir Bikram Shah Dev, assassinou toda sua família num jantar após ingerir grandes quantidades de álcool.

O rapaz que completaria 30 anos no mesmo mês, foi preparado por toda sua vida para ser herdeiro de seu pai. O príncipe Diprenda estudou nos melhores colégios do Reino Unido, era tido como o sucessor de seu pai. Aos 18 anos, quando terminou seus estudos no Eton College, Inglaterra, o herdeiro do trono real foi tido como um Deus por seu povo. 

De acordo com a tradição nepalesa, o príncipe alcançou a condição de deus no seu aniversário. O jovem que também estudou na Universidade Tribhuvan, no Nepal, era conhecido pelo seu exímio domínio nas artes marciais e pelo seu interesse nos projetos sociais de sua família. O príncipe entrou para a Real Academia Militar do Nepal, demonstrando grande aptidão aos esportes.

Aos que o cercavam, sua conduta era de um jovem inteligente e atlético. Ele costumava participar de várias cerimônias de esportes nacionais e internacionais. O príncipe também tinha uma grande familiaridade com armas de grande porte, o que facilitou o massacre real.

O MOTIVO

Diprenda se apaixona então por Devyani Rana, uma mulher considera abaixo de seu status real, por pertencer ao clã C de sua linha. A família decidiu que o jovem só poderia se relacionar com quem fosse do clã A, além de que haviam rusgas com o clã do qual Devyani pertencia.

Dipendra e Devyani. (Foto Reprodução)


Após sua mãe ter proibido o casamento, o príncipe após beber muito em um banquete real comete então o atentado contra toda sua família. Na fatídica noite de 1ª de junho de 2001, o herdeiro do trono real  assassina seu pai Birendra, sua mãe Aiswarya, seu irmão e sua irmã mais novos tentando cometer suicídio em seguida.

O príncipe foi socorrido após atirar contra si mesmo e ainda sobreviveu por mais três dias, sendo declarado rei mesmo em estado de coma. O jovem Birendra não resiste e falece no dia 04 de junho, entregando o reino ao último rei da antiga monarquia do Nepal e irmão de seu pai, Gyanendra Bir Bikram Shah Dev.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber