MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

ONU alerta sobre vírus letal que afeta espécie de peixe em três continentes

Uma doença extremamente contagiosa está se espalhando entre as tilápias, uma das espécies de peixes mais consumidas do mundo. O alerta é da Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O Vírus da Tilapia do Lago, conhecido como TiLV,

Da Redação

·
​Uma doença extremamente contagiosa está se espalhando entre as tilápias - Foto - Seafood Brasil
Icone Camera Foto por Reprodução
​Uma doença extremamente contagiosa está se espalhando entre as tilápias - Foto - Seafood Brasil
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.05.2017, 15:02:00 Editado em 30.05.2017, 16:53:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma doença extremamente contagiosa está se espalhando entre as tilápias, uma das espécies de peixes mais consumidas do mundo. O alerta é da Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O Vírus da Tilapia do Lago, conhecido como TiLV, já foi confirmado em países de três continentes: Colômbia, Equador, Egito, Israel e Tailândia, conforme o portal ONU News.

continua após publicidade

A órgão da ONU ressalta, no entanto, que não existem ameaças à saúde pública, mas a doença pode dizimar as populações de tilápia. Na Tailândia, 90% dos estoques do peixe com o vírus morreram. As tilápias infectadas perdem o apetite, apresentam redução de movimento, lesões nas escamas e problemas de visão.

A produção mundial de tilápia em 2015 chegou a 6,4 milhões de toneladas, com valor estimado de quase US$ 10 bilhões. O comércio internacional de tilápia movimenta US$ 1,8 bilhão por ano.

continua após publicidade

Vigilância extra
A FAO recomenda aos países produtores vigilância extra, de acordo com os protocolos da Organização Mundial da Saúde Animal, fazendo testes para detectar a possível presença do vírus e a extensão geográfica da infecção e identificando fatores de risco.

A vigilância já teve início na China, na Índia e na Indonésia. A agência da ONU explica que, em Israel, são realizadas pesquisas para determinar a taxa de mortalidade dos peixes afetados.

Conforme a FAO, mais pesquisas são necessárias para determinar se pássaros que se alimentam de peixes e mamíferos podem contrair o vírus e se a doença pode se transmitida por tilápia congelada.

Mais pesquisas
Os especialistas do órgão acrescentam que é preciso realizar mais pesquisas para apurar se pássaros que se alimentam de peixes e mamíferos podem contrair o vírus e se a doença pode se transmitida por tilápia congelada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "ONU alerta sobre vírus letal que afeta espécie de peixe em três continentes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!