MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Sonda da NASA revela que Júpiter tem ciclones e forte magnetismo; veja vídeo

A sonda norte-americana Juno, que iniciou em 2016 a primeira trajetória ao redor do maior planeta do Sistema Solar, possibilita aos cientistas observarem Júpiter de uma outra perspectiva, atendendo à órbita extremamente elíptica do "gigante gasoso". A Jun

Da Redação

·
Imagem feita pela sonda espacial Juno, da NASA,  mostra o pólo sul de Júpiter a uma distância de 52.000 quilômetros - Foto: NASA
Icone Camera Foto por Reprodução
Imagem feita pela sonda espacial Juno, da NASA, mostra o pólo sul de Júpiter a uma distância de 52.000 quilômetros - Foto: NASA
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.05.2017, 17:42:00 Editado em 25.05.2017, 17:55:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A sonda norte-americana Juno, que iniciou em 2016 a primeira trajetória ao redor do maior planeta do Sistema Solar, possibilita aos cientistas observarem Júpiter de uma outra perspectiva, atendendo à órbita extremamente elíptica do "gigante gasoso". 

continua após publicidade

A Juno mostrou que ospolos de Júpiter são recobertos por ciclones, alguns com até 1.400 quilômetros de diâmetro, e o planeta apresenta um forte campo magnético, cerca de dez vezes maior que o da Terra. Os primeiros resultados da missão Juno, da Nasa, revelam que o maior planeta do sistema solar é composto de uma atmosfera caótica, turbulenta e apresenta estruturas surpreendentes, que jamais haviam sido vistas em gigantes gasosos próximos ao Sol.

Júpiter é formado por camadas de nuvens que estão agrupadas em zonas específicas e têm um campo magnético muito intenso que quase alcança a órbita de Saturno. “Não esperávamos que precisássemos dar um passo atrás e começar a repensar esse planeta como um Júpiter completamente novo”, afirmou o astrônomo Scott Bolton, do Southwest Research Institute em San Antonio (SwRI), nos Estados Unidos, líder da missão Juno, em comunicado divulgado pela NASA.

continua após publicidade

Conforme astrônomos, além de revelarem que Júpiter é muito diferente do que o previsto, os novos dados oferecem pistas da formação de nosso sistema solar e seus planetas. O objetivo da missão Juno é desvendar a formação e composição de Júpiter, informações que podem  explicar outros fenômenos vistos em planetas ao redor do Sol.

A equipe de pesquisadores liderada por Bolton analisou imagens dos polos caóticos do planeta, feitas pela JunoCam, uma câmera de alta resoluçãoque, junto a oito instrumentos científicos, está enviando dados de Júpiter para o centro de controle da missão. As primeiras imagens reveladas pela sonda já mostravam auroras boreais, tempestades e atividades climáticas que jamais haviam sido vistas pelos astrônomos. 

Próxima aproximação
A próxima aproximação que Juno fará de Júpiter será em 11 de julho e a sonda deve sobrevoar a Grande Mancha Vermelha do planeta. O objetivo dos pesquisadores é que os instrumentos científicos da sonda sejam capazes de captar dados suficientes para descobrir o que forma essa estrutura ainda misteriosa.

As informações são do portal da NASA

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Sonda da NASA revela que Júpiter tem ciclones e forte magnetismo; veja vídeo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!