Mais lidas
Cotidiano

Estado chama crianças e gestantes para vacinação contra a gripe

.

A vacina é segura e eficaz contra os quatro tipos de vírus da gripe mais circulantes. Foto: Assessoria
A vacina é segura e eficaz contra os quatro tipos de vírus da gripe mais circulantes. Foto: Assessoria

Próximo ao fim da vacinação contra a gripe, o Paraná imunizou 78% do público-alvo. Foram 2,3 milhões de doses aplicadas desde o início da campanha, em 17 de abril. A vacina está disponível em mais de 2,2 mil unidades de saúde do Estado até esta sexta-feira (26). 

Dos 399 municípios do Estado, 108 já vacinaram mais de 90% da população estimada para a campanha e atingiram a meta estipulada para 2017. Até a manhã desta quarta-feira (24), o Paraná estava em segundo lugar do Brasil em porcentagem de vacinados. 

A maior preocupação, entretanto, refere-se às crianças e às gestantes, público que menos buscou as unidades de saúde para se vacinar – com 61% e 62%, respectivamente. 

“A vacina é segura e eficaz contra os quatro tipos de vírus da gripe mais circulantes. Ela reduz as complicações, as internações e as mortes pela doença. Precisamos bater a meta e imunizar o maior número possível de paranaenses”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

O público-alvo é composto por crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, mulheres que tenham passado por parto há menos de 45 dias, idosos maiores de 60 anos, pessoas com algumas doenças crônicas (mediante prescrição médica), profissionais da área de saúde, professores em atividade e população indígena.

Destaque
As regionais de saúde de Jacarezinho (19ª Regional de Saúde), Francisco Beltrão (8ª RS) e Guarapuava (5ª RS) apresentam os melhores desempenhos do Estado, com 90%, 85% e 84% de vacinados. Os piores índices são das regionais de Paranaguá (1ª RS), com 63%, Foz do Iguaçu (9ª RS), com 66%, e Metropolitana de Curitiba (2ª RS), com 69%.Piên (2ª RS), Fernandes Pinheiro (4ª RS), Capanema (8ª RS), Anahy (10ª RS), Catanduvas (10ª RS), Cruzeiro do Oeste (12ª RS), Atalaia (15ª RS), Floresta (15ª RS), Flórida (15ª RS), Lobato (15ª RS), Nossa Senhora das Graças (15ª RS), Novo Itacolomi (16ª RS), Pitangueiras (17ª RS) e Pinhalão (19ª RS) foram as cidades do Paraná que tiveram os melhores índices de cobertura vacinal até o momento.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber