Cinco asteroides com potencial de devastação vão passar próximos à Terra

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa
Publicado em 25.05.2017, 16:21:00 Editado em 25.05.2017, 17:36:00

Um dos mais destacado astrônomos da NASA, Ron Baalke afirmou nesta semana que cinco asteroides passarão proporcionalmente próximos da Terra nos próximos meses. A informação foi postada por Baalke no Twitter. Paralelamente, cientistas não descartam a possibilidade de que existam mais asteroides com rotas similares.

De acordo com o cosmólogo da NASA, aprimeira ameaça se trata do asteroide 2017 BS5, que se aproximará da Terra no dia 23 de julho. Seu diâmetro atinge 40 a 90 metros e passará a 1.211.734 quilômetros de distância do nosso planeta.

Mas há outro e ainda mais preocupante — o 2012 TC4. Esse asteroide tem um menor diâmetro (de 12 a 27 metros), e irá se aproximar do nosso planeta a 57.659 quilômetros em 12 de outubro.

'Alguns passos'
Para os seres humanos essa distância é muito significativa, mas em dimensões espaciais representam apenas 'alguns passos'. Como referência vale destacar que a distância entre a Terra e a Lua é de apenas 384.400 quilômetros. Os três outros asteroides passarão pelo nosso planeta em 3 de dezembro de 2017, 24 de fevereiro  e 2 de abril de 2018, respectivamente.

Despreparados
Um documento oficial, publicado pelo Conselho nacional de Ciência e Tecnologia dos EUA, aponta que não estamos preparados para localizar tais corpos celestes. Em 2013, o asteroide de 17 metros de diâmetro atingiu inesperadamente a cidade de Chelyabinsk a afetou mais de 1.000 habitantes.

Deixe seu comentário sobre: "Cinco asteroides com potencial de devastação vão passar próximos à Terra"