Cotidiano

Entenda mais sobre a Dismorfia Corporal, doença enfrentada pela mulher de Tiago Leifert

Da Redação ·
Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

Um transtorno relacionado a preocupação excessiva com a aparência vem chamando atenção. A Dismorfia Corporal, também conhecida como Dismorfobia é um transtorno psicológico onde a pessoa acredita ter defeito, que muitas vezes não possui. O transtorno torna a pessoa tão obsessiva em busca da perfeição que em alguns casos pode chegar ao ponto de passar horas em frente ao espelho buscando defeitos.

continua após publicidade

Uma pessoa com dismorfia pode levar o individuo a em depressão. Algumas situações comum como estar acima do peso por exemplo acabam contribuindo para o desenvolvimento desse transtorno, que leva ao sacrifício da própria saúde. A Dismorfia Corporal vem se tornando cada vez mais comum e pode correr em ambos os sexos

A causa da doença ainda é desconhecida, mas pode ser identificada através de sintomas como o mau humor, insatisfação, dificuldade de relacionamento, falta de iniciativa, timidez. Em casos extremos o transtorno pode levar a pessoa a cometer suicídio. A  ajuda de um profissional de psicologia ou psiquiatria é fundamental para o tratamento da doença.

continua após publicidade

O caso mais famoso de Dismorfia Corporal é o de Daiana Garbin, mulher do apresentador Tiago Leifert. Ela criou um canal no Youtube para falar sobre a doença. “Durante mais de vinte anos da minha vida, eu machuquei o meu corpo. Com remédios, diuréticos e laxantes. Eu sei como é no olhar no espelho e odiar o corpo. Queria ser seca, esquelética, pesar 45, 50 quilos", disse Daiana em entrevista ao programa Superbonita, do GNT.

Entenda mais sobre a Dismorfia Corporal, doença enfrentada pela mulher de Tiago Leifert - Vídeo por: Reprodução

A mulher do apresentador do BBB afirmou que há quase um ano passa por tratamento e que vem apresentando grandes melhoras em relação a como vê seu corpo. "Depois de quase um ano de tratamento, eu posso dizer para vocês que eu posso, sim, desfrutar de uma macarronada, de uma pizza”.

Ela completou dizendo que desde que fez seu primeiro vídeo no YouTube já engordou mais de 6 kgs. “Este aqui não é o corpo mais bonito que eu já tive, mas esta aqui é a Daiana mais feliz que eu já tive". A Dismorfia Corporal pode ser evitada, tendo em mente que um corpo saudável está acima de um corpo esteticamente perfeito.