MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

NASA anuncia descoberta de barreira artificial que parece proteger a Terra

Cientistas identificaram algo criado pelo homem e que, em vez de causar danos à Terra, aparentemente tem ação protetora para o nosso planeta. Kelly Kasulis, do site Mic, afirmou que a NASA descobriu recentemente uma barreira ao redor do nosso planeta que

Da Redação

·
IMAGEM/NASA
Icone Camera Foto por Reprodução
IMAGEM/NASA
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.05.2017, 15:29:00 Editado em 22.05.2017, 18:11:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cientistas identificaram algo criado pelo homem e que, em vez de causar danos à Terra, aparentemente tem ação protetora para o nosso planeta. Kelly Kasulis, do site Mic, afirmou que a NASA descobriu recentemente uma barreira ao redor do nosso planeta que parece nos proteger contra ejeções de massa coronal e outros eventos espaciais que resultem na emissão de radiação cósmica.

continua após publicidade

Kasulis explica que durante as ejeções de massa coronal, variações no campo magnético do Sol fazem com que vastas porções da superfície da estrela se expandam rapidamente — formando uma espécie de bolha —, ejetando imensas quantidades de partículas no espaço.

A questão é que, dependendo da magnitude da emissão, quando as partículas chegam ao nosso planeta — entre três e cinco dias depois da ejeção —, elas atingem as camadas mais externas do campo magnético e podem danificar satélites que se encontramem órbita ao redor da Terra e afetar sistemas de comunicação e de rede elétrica.

continua após publicidade

De acordo com Kasulis, a descoberta da barreira protetora ocorreu enquanto a agência espacial realizava estudos sobre partículas no espaço. Oscientistas da NASA identificaram uma camada que engloba o nosso planeta formada por um tipo de radiação eletromagnética conhecida pela sigla VLF — de Very Low Frequency ou Frequência Ultrabaixa em português.

Segundo a NASA, embora sejam fracas demais para serem usadas em transmissões de áudio normais, essas frequências são utilizadas na comunicação via rádio com submarinos que se encontram em grandes profundidades no oceano, por exemplo. Só que, embora as VLF sejam focadas em chegar até o fundo do mar, parte das emissões chega à atmosfera e escapa para o espaço, criando a barreira que a agência espacial identificou ao redor da Terra.

NASA anuncia descoberta de barreira artificial que parece proteger a Terra
Foto por Reprodução

Simulação de uma poderosa ejeção de massa coronal - Crédito - NASA

continua após publicidade

Essa radiação eletromagnética parece interagir com as partículas que existem no espaço, afetando a forma como elas se movimentam, potencialmente oferecendo proteção ao nosso planeta contra as tempestades solares. Coincidentemente, as medições realizadas pelos equipamentos da NASA apontaram que a extensão da barreira corresponde quase perfeitamente ao limite interno dos Cinturões de Van Allen, um sistema de anéis de radiação que consiste em uma concentração de partículas carregadas que se mantém em posição graças ao campo magnético terrestre.

Barreira de proteção
Os anéis parecem interferir no funcionamento de satélites e até naves espaciais, e o pessoal da NASA acredita que, se não fosse pela barreira de proteção gerada pelas VLFs, o Cinturão de Van Allen se encontraria muito mais próximo da Terra. Os cientistas agora pretendem realizar experimentos para descobrir se as frequências ultrabaixas podem ser usadas para remover o excesso de partículas das camadas mais externas da atmosfera — registrado quando o nosso planeta é atingido por intensas tempestades solares e eventos espaciais do tipo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "NASA anuncia descoberta de barreira artificial que parece proteger a Terra"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!