Cotidiano

Será que você tem predisposição a esquizofrenia? Faça o teste e descubra

Da Redação ·
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Muitas pessoas já ouviram falar de esquizofrenia, mas pouca gente sabe o quão complicado é para quem sofre desse transtorno. A esquizofrenia é determinada quando o individuo apresenta características fora do normal, como dificuldades de se relacionar, sentimento de perseguição e incapacidade de distinguir o que é ou não real.

continua após publicidade

Acabou se identificando com algum dos sintomas? Fique calmo, esses sintomas são muito comuns e é mais provável ser um quadro de depressão do que esquizofrenia. O fato de hoje existir uma facilidade ao acesso a informação tem causado a desmitificação acerca do assunto, tornando mais fácil de ser discutido e identificado.

Será que você tem predisposição a esquizofrenia? Faça o teste e descubra fonte: Reprodução

Mas se mesmo assim você está em dúvida ou conhece alguém com os sintomas existe um teste de ilusão de ótica denominado Teste da Máscara Oca. Desenvolvido na Escola Hannover de Medicina, na Alemanha, ele consiste em uma imagem de uma máscara totalmente oca que tenta enganar seu cérebro para que você veja duas máscaras diferentes.

continua após publicidade
Será que você tem predisposição a esquizofrenia? Faça o teste e descubra fonte: Reprodução

O teste tem duração de 2 minutos e ajuda a descobrir a predisposição a esquizofrenia, identificando se as pessoas que veem o vídeo estão enxergando a parte de trás da máscara ou se na verdade estão vendo duas máscaras. O cérebro de pessoas esquizofrênicas não cria a ilusão de duas máscaras, enxergam somente a parte oca e não duas máscaras diferentes. Já o cérebro de pessoas que não sofrem dessa doença faz com que os olhos enxerguem coisas que façam sentido, buscando referências no subconsciente.

Mas atenção, esse teste não pode ser levado como um diagnóstico. Somente um profissional pode identificar com precisão se você sofre ou não dessa doença.

Faça o teste:

continua após publicidade


Será que você tem predisposição a esquizofrenia? Faça o teste e descubra - Vídeo por: Reprodução