Cotidiano

Máquina faz com que coração continue batendo fora do corpo; veja vídeo

Da Redação ·
Foto: Reprodução youtube
Foto: Reprodução youtube

A doação de órgãos é o maior gesto de amor ao próximo que o ser humano pode realizar, porém para a medicina as chances de um transplante ocorrer com 100% de sucesso não são tão garantidas. Mas uma equipe dos Estados Unidos vem aumentando as possibilidades de um transplante ser bem sucedido.

continua após publicidade

A TransMedics Organ Care System optimizou um dos mais incríveis aparelhos já apresentados pela classe médica nos últimos anos. O Heart In a Box, possibilita que o coração do doador continue batendo fora do corpo.

Com um sistema de irrigação sanguíneo muito similar ao do corpo humano, o aparelho faz com que o coração receba todos os nutrientes necessários para bater e sobreviver a transportes para se implantado no transplantado. Até então os órgãos quando retirados de doares eram transportados em caixas térmicas, que mantinham-os resfriados para serem colocados no outro paciente necessitado do mesmo.

continua após publicidade

De acordo com o Doutor Tamer Khayal, vice-presidente de desenvolvimento clínico da TransMedics, o coração pode ser mantido no aparelho por quanto tempo for necessário até o momento do transplante. "Você pode controlar como vai o coração através do aparelho. Apesar do coração ser muito frágil, o aparelho deixa o coração funcional mesmo fora do corpo.", acrescenta ele.

Tudo isso é possível, pois o sangue que é bombeado para dentro do órgão é modificado para que ele seja o mais parecido possível com o de uma pessoa saudável e viva. Para tal, quando retirado dos doadores os órgãos além de receberem os nutrientes e outros substratos, um ambiente oxigenado e protegido contra contaminação dentro do próprio sistema.

Máquina faz com que coração continue batendo fora do corpo; veja vídeo fonte: Reprodução

A equipe ainda revela que não é apenas corações que as máquinas do grupo TransMedics conseguem alimentar fora do corpo humano. Eles já obtiveram sucesso com outros órgãos como rins e fígados.

Veja vídeo:

Máquina faz com que coração continue batendo fora do corpo; veja vídeo - Vídeo por: Reprodução