Mais lidas
Cotidiano

Ilha registra maior densidade de lixo plástico do mundo, com 37,7 milhões de peças 

.

Caranguejo usa pedaço de detrito de plástico para proteção -  Foto: JENNIFER LAVERS / AP/The Telegraph​
Caranguejo usa pedaço de detrito de plástico para proteção - Foto: JENNIFER LAVERS / AP/The Telegraph​

Pesquisadores afirmaram que a maior densidade mundial de lixo plástico de que se tem registro fica numa pequena ilha desabitada do Oceano Pacífico. Eles estimaram haver 37,7 milhões de peças plásticas, ou 17,6 toneladas, nas praias da ilha Henderson, que é parte do território ultramarino britânico Pitcairn, localizado entre a Nova Zelândia e o Chile.

De acordo com estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, há de 21 a 671 itens plásticos por metro quadrado nas areias da ilha, incluindo uma grande diversidade de objetos, como brinquedos, escovas de dente, capacetes e isqueiros, nas mais variadas cores.

Para chegar a esses números, os pesquisadores limparam uma parte da praia e acompanharam o acúmulo diário de lixo. Conforme a análise, aestimativa é de que mais de 13 mil objetos alcancem a ilha todos os dias.

Restos de plásticos espalhados na praia na ilha de Henderson -
Foto: JENNIFER LAVERS / AP/The Telegraph

Alarmante
"A quantidade de plástico lá é realmente alarmante", frisou a principal autora do estudo, Jennifer Lavers, da Universidade da Tasmânia, na Austrália. "Temos de repensar drasticamente nossa relação com o plástico. É algo feito para durar para sempre, mas usado por alguns instantes e depois jogado fora", acrescentou.

Lavers detalha ainda que a localização da ilha faz com que o plástico se acumule nas suas praias.Com 3.700 hectares, a ilha Henderson fica na beira de um vórtice de correntes oceânicas conhecido como Giro do Pacífico Sul, o que faz com que o oceano expila o lixo jogado por navios ou vindo da América do Sul nas suas praias.

As informações são do The Telegraph/AP

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber