Facebook Img Logo
Mais lidas
Cotidiano

Curitiba vai ter vigília em solidariedade às vítimas da LGBTIfobia

.

Foto - Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press/Correio Braziliense/imagem ilustrativa
Foto - Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press/Correio Braziliense/imagem ilustrativa

Nesta quarta feira, dia 17 de maio, é o Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia. Para marcar a data , a Associação Paranaense da Parada da Diversidade LGBTI e o Dom da Terra AfroLGBT, vão realizar uma vigília em Curitiba em memória e em solidariedade a todas as pessoas vítimas da LGBTIfobia no Brasil e no mundo. No último final de semana, um homossexual foi queimado com ácido em bairro da cidade. Ele permanece internado em estado grave, na ala de queimados do Hospital Evangélico

Na capital paranaense, as organizações que atuam na promoção e defesa de direitos humanos de LGBTI atendem com frequência vítimas de violência, desde adolescentes expulsos de casa até casos de tortura sofridas por pessoas privadas de liberdade. Em abril, panfletos homofóbicos foram distribuídos na rua onde um casal homossexual mora, na capital paranaense com o objetivo de intimidá-los a não se mudarem para o bairro. 

A data
Em 17 de maio de 1990 a homossexualidade deixava de ser considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde. Desde então, o dia 17 de maio é considerado Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia. Passados 27 anos desta importante conquista, os movimentos LGBTI de todo mundo continuam a denunciar graves violações de direitos humanos praticadas contra pessoas lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e intersexuais.

Brasil se destaca
Segundo a organização ILGA, o Brasil é destacado no mapa como país que prevê proteção contra crimes de discriminação, permite a adoção e reconhece a união entre pessoas do mesmo sexo. Atualmente, a Constituição Brasileira não contém proibição explícita da discriminação baseada na orientação sexual. A homossexualidade ainda é criminalizada em pelo menos 72 países e estados independentes. Dentre esses, oito condenam à pena de morte.

Com informações do portal MassaNews

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber