Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Mistério desvendado: entenda como foram construídas as piramides do Egito

.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os grandes segredos da história humana, em sua grande maioria, são os avanços científicos e até mesmo tecnológicos que o povo egípcio possuía há mais de 4 mil anos. O maior deles, que ainda é desconhecido para os leigos, seria como as pirâmides foram construídas em pleno deserto.

Segundo uma descoberta de uma equipe da Universidade de Amsterdã o segredo parece ter sido finalmente revelado. As pedras pesavam até 2,5 toneladas e eram erguidas com atrito, mas com uma pequena modificação nesse processo.

Os egípcios descobriram que carregar as pedras com uma espécie de trenó sobre uma areia úmida faria com que ela não afundasse dado ao fato de que tudo que envolvia a área se baseava em areia e vento, o mecanismo utilizado foi adaptado ao terreno.

Foto: Reprodução

Eram então formadas as pontes capilares. Pequenas gotas de água, que ao chegarem a areia, acabam por fazer uma ligação entre os grãos, fazendo até que a força usada para puxar o trenó caísse pela metade.

A teoria é baseada na própria arte egípcia. Historiadores descobriram em uma das tumbas um desenho bastante interessante. Na imagem é possível ver desenhado vários escravos conduzindo uma estatua gigante de um faraó pelo deserto, com um diferencial: a frente do que seria o trenó há outro escravo derramando um liquido na areia.

Foto: Reprodução


Após a descoberta, os físicos holandeses testaram sua teoria. A simplicidade do método chega a ser espantoso. Era necessário apenas que se molhasse a quantidade certa da areia para que o trenó deslizasse com o sobrepeso, sem qualquer dificuldade, já que não haveria outros grãos secos para impedir o deslocamento, como pode ser observado na foto abaixo.

Foto: Reprodução


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber