Cotidiano

Jovem de 22 anos ajudou a atrasar propagação de ataque hacker global

Da Redação ·
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um rapaz britânico, de 22 anos, teve uma contribuição fundamental atrasando a propagação do vírus que atacou empresas e organizações de 99 países nesta sexta-feira (12). O que se sabe do jovem é que ele possui uma conta no Twitter chamado Malware TechBlog e faz analises em segurança cibernética.

continua após publicidade

O jovem encontrou e ativou uma funcionalidade que neutralizou o vírus ransomware, com a ajuda da empresa de segurança cibernética Proofpoint. De acordo com o The Guardian, a funcionalidade estava codificada no vírus, impedindo que o mesmo se propagasse, mas não ajuda a recuperar computadores que já foram infectados.

O jovem se tornou um herói por acidente quando comprou por cerca de 35 reais um domínio composto por inúmeros caracteres sem sentido. Mal sabia ele que isso impediria o vírus de se espalhar.  Para se propagar, o malware fazia um pedido, como se estivesse procurando qualquer site, ao identificar que o domínio estava ativado o vírus se tornava incapaz de se espalhar. Acidentalmente o jovem impediu atrasou a propagação do malware.

continua após publicidade

Apesar de muitas organizações na Europa e na Ásia no momento da compra do domínio já terem sido atacadas, países como Estados Unidos foram beneficiados, pois ganharam tempo para proteger melhor os computadores.

"Confesso que não sabia que registar o domínio travaria o malware até o registar, então inicialmente foi acidental", escreveu MalwareTechBlog em seu Twitter.