Cotidiano

Qual vai ser a 1ª profissão em Marte? NASA já sabe

Da Redação ·
Concepção artística de colônia em Marte - Imagem - NASA/Reprodução
Concepção artística de colônia em Marte - Imagem - NASA/Reprodução

Pesquisadores da Nasa estudam as condições ideais para a primeira missão tripulada à Marte. A viagem é longa e a conclusão da agência aeroespacial norte-americana é de que as primeiras pessoas a criar instalações em Marte vão ter que aprender a construir habitações com o próprio material disponível por lá.

continua após publicidade

Em um estudo recém-publicado, pesquisadores usaram um material tão parecido com a composição química da superfície de Marte que tem o nome de Mars-1a. Uma areia de cristaizinhos minúsculos, rica em nanopartículas de óxido de ferro.

O Mars-1a já existe há um tempo, mas os cientistas precisavam fazer malabarismos para transformar aquela areia em tijolos. Um número enorme de reagentes químicos, polímeros e calor era necessário para “dar liga” no material. 

continua após publicidade

A grande descoberta de agora dos pesquisadores foi que, afinal, não era necessário misturar o solo marciano com nenhum ingrediente. Só apertá-lo.

Os cientistas compactaram o material a condições de alta pressão, só para ver o que acontecia. Resultado: uma rocha mais resistente que concreto armado. Com a compreensão, as partículas de óxido de ferro serviam como agente de ligação no material, que poderia ser moldado no formato de tijolos.

Para alguns milímetros de volume, basta o equivalente a uma martelada. O próximo passo é fazer o mesmo com quantidades maiores de solo. Portanto, a primeira profissão no Planeta Vermelho seria a de oleiro.

As informações são da Superinteressante