Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Gatos gostam de seus donos mais do que de comida, indica pesquisa

.

Bichanos parecem gostar de humanos muito mais do que deixam transparecer - Foto: Pixabay
Bichanos parecem gostar de humanos muito mais do que deixam transparecer - Foto: Pixabay

Três pesquisadoras da Universidade do Estado de Oregon e Universidade Monmouth (EUA) realizaram recentemente estudo focado no comportamento dos gatos e descobriram que os bichanos parecem gostar de humanos muito mais do que deixam transparecer. Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista Behavioural Processes.

Tais felinos têm a fama de ser independentes e distantes, e muitas pessoas que não gostam dos gatos dizem que eles só se deixariam ser domesticados em troca da comida fácil. A realidade mostra, no entanto, é que eles gostam mais de seus donos do que a reputação sugere. Conforme os pesquisadores, os bichanos são apenas mal compreendidos.

Foto: Dog Ville

Os cientistas testaram reações de dois grupos de 19 gatos adultos cada, sendo que um grupo era de animais que vivem com pessoas e animais que vivem em abrigos. Os animais foram isolados por duas horas e meia e depois apresentados a itens de quatro categorias: alimento, aromas, brinquedos e interação humana.

Os graus de preferência por qualquer dos estímulos foi determinado pela primeira escolha do gato e pelo período de tempo em que ele passou interagindo com o objeto ou pessoa. A conclusão é que há grandes variantes entre gatos, independente se são gatos que vivem em casas ou em abrigos. 

Foto - Dog Ville

Interação com os donos
Mesmo assim, o estímulo que foi mais escolhido pelos animais foi a interação com os donos. É esse o resultado final da pesquisa: os gatos escolheram pessoas antes de comida.

Os bichanos gastaram cerca de 65% do tempo em que foram observados interagindo com as pessoas. Isso, segundo os pesquisadores, evidencia que tais animais de estimação gostam de ficar próximos de seus donos, a despeito da forma com que se comportam.


Com informações do portal Metro

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber