Cotidiano

Estudos indicam: falar sozinho em voz alta é sinal de inteligência

.

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Você tem o hábito de falar sozinho? Pois saiba que uma nova pesquisa divulgada essa semana, aponta que pessoas que possuem esse hábito de falar sozinho ou em voz alta, pode ajudar a aumentar a capacidade intelectual.

Além de aumentar sua capacidade intelectual, o estudo ainda revela que essa prática indica um sinal maior de inteligência. Pesquisadores da Universidade de Bangor, Inglaterra, coletaram dados de experiências conjuntas. Eles deram a 28 voluntários instruções por escrito e pediram para que todos lessem, na primeira vez apenas com os olhos e da segunda, em voz alta.

O resultado foi que ao ler em voz alta, eles absorviam melhor as instruções, do que quando apenas leram sem se pronunciar. Segundo o Mirror, a Dra. Paloma Mari-Beffa, neuropsicóloga, que participou das pesquisas, nosso desempenho melhora substancialmente quando queremos ter controle sobre alguma situação, se o fizermos em voz alta.

Para ela, falar em voz alta quando a mente se concentra, aumenta e muito o melhor entendimento da situação e por ventura melhora nossa capacidade cognitiva. Ou seja, aquela velha história de quem fala sozinho é louco, acaba de ganhar uma nova versão.