Cotidiano

Paraná contabiliza 38 casos de influenza no primeiro quadrimestre

Da Redação ·
De acordo com o relatório, uma pessoa foi óbito devido à doença.  (Foto - arquivo/TNOnline)
De acordo com o relatório, uma pessoa foi óbito devido à doença. (Foto - arquivo/TNOnline)

A Secretaria Estadual da Saúde divulgou um balanço do primeiro quadrimestre de 2017 sobre os casos confirmados de influenza no Paraná (PR). Até o dia 28 de abril foram confirmados 38 casos. A maior parte é causada pelo vírus de Influenza A (H3) sazonal.

continua após publicidade

O Informe Epidemiológico confirma 30 casos de influenza A (H3) sazonal, sete de Influenza B e um de influenza A (H1N1). No mesmo período, foi confirmado um óbito no município de Maringá.

VACINAÇÃO – Algumas pessoas, como idosos, crianças menores de 5 anos, gestantes e pessoas com algumas doenças crônicas possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à gripe. “A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza”, afirma o coordenador estadual de Imunização, João Luís Crivellaro.

continua após publicidade

Na terceira semana de campanha, a vacinação contra a gripe no Estado já atingiu 1,2 milhão de paranaenses. Isso representa 45% da população que pode tomar a vacina até 26 de maio. A meta é chegar a, pelo menos, 90% do público-alvo.

Pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de algumas doenças crônicas e professores das redes pública e privada em atividade têm direito à vacina.

(Com informações - Aen)