Cotidiano

Procurador-Geral do México admite que autoridades não sabem onde está a fortuna de El Chapo

Da Redação ·
Foto: AFP/Getty Images)
Foto: AFP/Getty Images)

O mega traficante Joaquín Guzmán, conhecido mundialmente como El Chapo cumpre 30 anos de prisão por ser o cabeça de um dos grupos de narco-trafico mais poderosos do mundo.

continua após publicidade

Mesmo após um tempo de sua captura as autoridades americanas não conseguiram localizar um único dólar do império de El Chapo. Em entrevista a emissora Televisa o Procurador-Geral do México admitiu que não sabem onde encontrar o dinheiro.

"Até hoje, os EUA não encontraram nem um dólar da fortuna de El Chapo", disse Raúl Cervantes nesta quarta-feira (03). "O dinheiro não foi encontrado porque ele não usou o sistema financeiro", completou.

continua após publicidade
Procurador-Geral do México admite que autoridades não sabem onde está a fortuna de El Chapo fonte: Reprodução

Cervantes estava dando uma entrevista para elogiar a prisão do ex-número 2 de El Chapo, Damaso Lopez, na última terça-feira. Mas, de acordo com The Guardian, seus comentários sobre López foram ofuscados a partir do momento que admitiu que as autoridades não tem a menor ideia de onde está os milhões de El Chapo.

A revista Forbes estimou em 2009 que o patrimônio liquido do narco-traficante fosse próximo a 1 bilhão de dólares. Ele deixou da lista em 2013, pois , de acordo com a revista, não era mais possível verificar seu patrimônio líquido.

El Chapo ficou conhecido em todo o mundo por suas habilidades de fuga digno de filmes de Hollywood. Em 2001 ele fugiu de uma prisão mexicana supostamente escondido em um carrinho de lavanderia e ficou fora do radar das autoridades até 2014. Em julho de 2015 o narco-traficante fugiu novamente usando um buraco no chão da cela que levava até uma moto.