Mais lidas
Cotidiano

Libélula finge estar morta para não fazer sexo

.

Foto: David Kitching
Foto: David Kitching

Há pessoas que fingem dor de cabeça, outras fingem estar dormindo, para fugir do sexo, porém essa libélula foi um pouco mais longe. A espécie ‘Aeshna juncea’, acabou por cruzar os limites das desculpas para fugir do ato: ao se deparar com machos ativos, as fêmeas acabam por se fingir de mortas! Sim, isso mesmo que você leu, as libélulas que querem evitar ter relações, fingem que já morreram. 

Foto: David Kitching

Elas simplesmente param de bater suas asas, caem e ficam ali, paradas, até que os machos inconvenientes saiam da região e desistam do sexo com elas. Esse hábito entre as voadoras foi comprovado por um estudo na Suíça, da Universidade de Zurique, que de acordo com o zoólogo Rassim Khelifa, é algo totalmente novo, já que até então outras especies faziam o mesmo – se fingir de mortos – para apenas fugirem de predadores, não de pretendentes. 

Segundo consta em um estudo publicado pela revista Ecology, o zoólogo relatou estar esperando perto de um lago quando viu uma libélula cair no chão enquanto havia outra atrás dela. E que a cena acabou por se repetir centena de vezes durante o estudo, sendo que tal prática acontecia em sua grande maioria, quando os machos disputavam entre si pelas fêmeas. 

De acordo com Khelifa, ainda não se sabe exatamente o motivo pelo qual as fêmeas agem assim, o que ele acredita, seria que ao fingir as fêmeas estariam em busca de uma longevidade, já que em quase todas as vezes, as mesmas acabam realmente morrendo durante o ato.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber